Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Música

zulmira canavarros

Orquestra Sinfônica Jovem faz concerto com Beethoven, Tchaikovsky e mais no repertório

Foto: Da Assessoria

Orquestra Sinfônica Jovem faz concerto com Beethoven, Tchaikovsky e mais no repertório
Comemorando cinco anos de atividades, o polo Campo Verde do Instituto Ciranda realiza, nesta quarta-feira (15), um concerto com sua Orquestra Sinfônica Jovem tocando músicas de Ludwig van Beethoven, Piotr Tchaikovsky, Edvard Grieg e Arturo Marquez, no Teatro Zulmira Canavarros, sob a regência de André Tavares.

Leia também:
Flor Ribeirinha faz concerto em igreja milenar na França e toca de bossa nova a rasqueado
 
Este é o terceiro ano consecutivo que a comemoração acontece desta forma. A apresentação faz parte da programação artística do Instituto Ciranda 15 Anos e integra a Série Araguaia. Estarão no concerto os melhores alunos do polo de Campo Verde do Instituto Ciranda, que este ano coordena 450 alunos organizados em dez cursos de instrumentos de orquestra.
 
"Estamos desenvolvendo este repertório desde o mês de março, buscando sempre atingir o melhor nível técnico e artístico. É um repertório realmente desafiador. Um salto importante da temporada passada para agora. Estamos trabalhando peças originais, isso quer dizer, sem simplificar partes e refazer arranjos", adianta o maestro André Tavares.
 
A apresentação terá entrada social, de 1kg de alimento não perecível, e começa às 20h. O polo Campo Verde, neste ano, recebeu novos instrumentos e mais capacitação. "Investimos muito no instrumental, adquirimos mais instrumentos profissionais e, sobretudo, buscamos investir no recurso humano, proporcionando mais cursos, masterclass e festivais nacionais e internacionais a nossos músicos”, conta o maestro.
 
Um dos resultados dessa capacitação deu-se com o clarinetista Maury Igor, de Campo Verde, que esteve no Aruba Synphony Festival, incentivado pelo Prêmio Ciranda Jovem Artista 2018. "E Maury é só um dos exemplos. O resultado de todos os nossos esforços está nítido nesse concerto de quarta-feira", comemora André Tavares.
 
Instituto Ciranda
 

O Instituto Ciranda foi criado em 2003, e leva a prática de ensino musical a mais de 1500 crianças e adolescentes em Mato Grosso, com polos em Cuiabá (bairros Boa Esperança, Dr. Fábio e Próunim), Rondonópolis, Poconé, Campo Verde, Várzea Grande (bairro São Matheus e comunidades de João Carro) e Água Fria, em Chapada dos Guimarães.
 
"O Instituto Ciranda tem conseguido, de diversas maneiras, inserir jovens instrumentistas no mercado de trabalho. Na medida em que as aptidões de cada indivíduo manifestam-se ao longo do processo de aprendizado, os músicos bolsistas mais talentosos são absorvidos pelos grupos profissionais e semiprofissionais do Instituto Ciranda como a Orquestra Primeira Ciranda, a Orquestra Sinfônica Ciranda Mundo, Orquestra Sinfônica Jovem de Campo Verde e grupos musicais diversos, resultados das ações artísticas do Instituto", afirma Murilo Alves, presidente do Instituto Ciranda.

Em 2018 o Instituto Ciranda, por meio da Lei de Incentivo o Cultura, do Ministério da Cultura, conta com o patrocínio de Furnas Eletrobrás. Conta ainda com parceiros educacionais como Ampa, Prefeitura de Campo Verde, Próunim, Grupo Bom Futuro e Mapfre, além de diverso apoiadores.
 
Serviço

Orquestra Sinfônica Jovem de Campo Verde em concerto comemorativo de 5 anos
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros (Assembleia Legislativa)
Data: Quarta-feira (15 de agosto), às 20h
Entrada social: 1 kg de alimento
Informações: 65 3027-1239
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet