Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

até dia 20

Obras de artistas com síndrome de Down são expostas no Misc

Foto: Davi Valle

Obras de artistas com síndrome de Down são expostas no Misc
O resultado de um curso de pintura com os membros da Associação dos Síndrome de Down de Mato Grosso (ASDMT), realizado durante o mês de julho, está em exibição no Museu da Imagem e do Som (Misc) e segue até a próxima segunda-feira (20). ‘A Arte e os Artistas Especiais – Um Olhar Que Torna a Forma Especial’ é o nome da mostra.

Leia também:
Adolescente de 16 anos expõe e vende aquarelas para conseguir fazer intercâmbio

O curso foi feito sob orientação e curadoria das artistas plásticas Linalva Alves e Odete Venâncio. Foram cinco encontros. “Já tínhamos trabalhado antes com esse público, então vimos no edital uma chance de dar continuidade a isso”, diz Linalva. Ela afirma, ainda, que o contato com a arte estimula a coordenação motora e apresenta novas possibilidades de expressão. “Além disso, é muito recompensador sentir o carinho que elas têm por nós e perceber o quanto se aproximaram da pintura. Tinha gente que não queria parar mais”, lembra.

Wellington de Barros Silva, presidente da ASD-MT e pai de um dos alunos do projeto, afirma que este trabalho ajuda no desenvolvimento da memória e do raciocínio lógico dos envolvidos, e que o resultado foi positivo. “Muitos veem os irmãos fazendo atividades semelhantes na escola e sentem vontade de fazer igual. Então eles levaram o projeto a sério e conseguiram se divertir ao mesmo tempo. Todos se saíram muito bem. Por isso ficamos extremamente agradecidos às professoras e a Prefeitura de Cuiabá que possibilitou a realização do projeto”, diz.

Cristóvão Gonçalves da Silva, diretor do Misc, acredita que a realização deste projeto converge com a ideia do Misc de ser um espaço de diversidade. “A abertura dessa mostra, por exemplo, aconteceu com a apresentação do Grupo Flor Ribeirinha, de cultura popular. Ao lado tínhamos o africano Hermínio Nhatumbo, que trouxe peças feitas com madeira. No próximo mês receberemos trabalhos exclusivamente feitos por artistas LGBT”.

Para Justivo Astrevo, secretário-adjunto de Cultura, esta também é uma forma de movimentar o museu, que reabriu as portas neste ano, depois de quase três anos de pausa. “São pessoas que já têm trabalhos realizados com leis de incentivo à cultura, parceiros da Secretaria e da Prefeitura. Então para levar isso a frente é preciso sensibilidade e a gestão tem demonstrado isso com as pessoas”.

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, os recursos financeiros para o curso e a disponibilização do espaço no Misc foram atribuições da pasta de cultura, e a proposta foi viabilizada pelo Conselho Municipal de Cultura por meio de aprovação prevista em edital. No total há 31 projetos contemplados em andamento.

“Os editais são anuais e abrangem todos os segmentos da cultura. São sete setores com propostas aprovadas no ano passado, pagas esse ano e realizadas agora. A partir dessas várias frentes, abrem-se novos horizontes para público e artistas.”, comenta o secretário de Cultura Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

“Os editais são anuais e abrangem todos os segmentos da cultura. São sete setores com propostas aprovadas no ano passado, pagas esse ano e realizadas agora. A partir dessas várias frentes, abrem-se novos horizontes para público e artistas”, explica.

Serviço

Exposição ‘A Arte e os Artistas Especiais – Um Olhar Que Torna a Forma Especial’
Data: Até 20 de agosto, das 9h às 18h
Local: Misc
Entrada Franca / Classificação Livre
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet