Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

ecoturismo

Novo roteiro leva turistas a trilha e passeio de barco na maior Reserva Particular no Pantanal

Foto: Reprodução / Sesc

Novo roteiro leva turistas a trilha e passeio de barco na maior Reserva Particular no Pantanal
Um novo passeio passou a ser oferecido a turistas na maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Brasil, no Pantanal, no último mês de julho. Desde então, os hóspedes do Sesc Pantanal podem participar do roteiro que inclui 1h30 navegando pelo rio Cuiabá, e uma caminhada de 2km pela trilha do Estirão/Santa Rosa.

Leia também:
Conheça o hotel que tem restaurante de alta gastronomia e SPA completo no meio do Pantanal

Ao contrário do que muitos pensam, o Sesc Pantanal não é formado somente pelo hotel. Criado há vinte anos, ele é a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Brasil, com 108 mil hectares de área total, o que corresponde a 2% do pantanal mato-grossense. Ele é o pólo de ação socioambiental do Departamento Nacional do Sesc e está localizado no município de Barão de Melgaço, apesar de a entrada ser por Poconé.

Antes de ser Sesc, a área era ocupada por 25 fazendas de gado inoperantes, e o objetivo principal da reserva era, além da recuperação do local, a instalação de pesquisas científicas sobre o bioma. Tanto quem, em vinte anos, foram realizadas mais de sessenta pesquisas que unem o saber científico, as experiências, os saberes locais e as vivências. O trabalho já resultou em mais de 130 publicações científicas e dez livros da Coleção Conhecendo o Pantanal.

O foco no turismo veio depois. Onde hoje fica o Hotel Porto Cercado, havia uma pousada com dezesseis apartamentos. Era perceptível a alta procura pelos visitantes, então a área foi reformada e cresceu gradativamente. Hoje, o hotel recebe até 410 pessoas, possui dois restaurantes, um SPA, espaços de educação ambiental, horta, e oferece diversos passeios ao público, incluindo este novo, pela RPPN.

O passeio

Cristina Cuiabália, Gerente de Pesquisa e Meio Ambiente do Sesc Pantanal, explica que essa nova experiência de turismo vem ao encontro do eixo de atuação do Sesc Pantanal, a conservação da biodiversidade e a educação ambiental.  “Acreditamos que o turista que entra na reserva sai transformado. Não é uma simples trilha ou passeio, estamos tratando de valores, de conscientização, é algo realmente especial. É uma experiência completa de conexão com a natureza”.

Tanto é, que os guias que acompanham os turistas são os próprios guarda-parques, profissionais responsáveis por acompanhar os pesquisadores nos trabalhos de campo, fiscalizar a área e auxiliar ações de logística geral. “Há uma troca de saber muito grande porque estes profissionais além de acompanharem todas as pesquisas que são feitas na Reserva, são moradores da região antes mesmo da área torna-se a RPPN. Eles possuem vivência do pantanal e muito conhecimento adquirido na convivência com pesquisadores. E tudo isso é transmitido ao visitante de forma democrática”, conta Cristina.

No passeio, é possível avistar diversos animais, como macacos, jacarés, muitos pássaros, entre diversos outros e toda a flora exuberante do Pantanal. Cristina relata que além de avistar tudo isso, o visitante pode ainda se deparar com os indícios da presença da onça-pintada, como pegadas, arranhões em árvores, carcaças de presas.

Depois do barco e da trilha, o que soma, ao final, cerca de duas horas de passeio, os turistas chegam ao Posto de Proteção Ambiental do Estirão, onde há um momento de compartilhamento das sensações vividas. “É uma roda de conversa em que o guarda-parque fala um pouco mais sobre a RPPN, sobre as pesquisas cientificas que acompanhou, os trabalhos realizados na reserva. O hóspede também é um protagonista deste bate-papo e contribui com suas experiências. Além disso é servido um café pantaneiro tradicional com quitutes regionais”, informa Hebert Guimarães, responsável pelos passeios do Hotel.

As visitas são feitas em grupo de no máximo 20 pessoas, às terças e quintas-feiras e aos sábados. A reserva é realizada no Hotel Sesc Porto Cercado, somente após o checkin. Para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo com Cartão Sesc na validade o valor é R$ 50, já os demais visitantes pagam R$ 65.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet