Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

comunicação

Palestra sobre ‘celebridades’ inaugura grupo com pesquisadores de cinco países na UFMT

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Palestra sobre ‘celebridades’ inaugura grupo com pesquisadores de cinco países na UFMT
Uma palestra com a pós-doutora Vera França, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), lança, na próxima quinta-feira (23), o grupo de pesquisa ‘Multimundos’, formado por acadêmicos do Brasil, Portugal, Moçambique, Barbados e Canadá. A professora falará sobre "Celebridades como radiografia e farol de valores do mundo contemporâneo", tema abordado pelo Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da UFMG, e o evento acontece no Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (Musear) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

Leia também:
'Concerto tricentenário' traz temas musicais cuiabanos em roupagem erudita ao Teatro da UFMT
 
O grupo de pesquisa "Multimundos - Conhecimento, Saberes e modos de comunicação: tensões e transformações na contemporaneidade" tem por objetivo pesquisar modos e saberes de comunicação, e questionar como estão sendo construídos os mundos contemporâneos.
 
De acordo com a assessoria, a palestra de Vera fará parte do ‘1º Encontro Multimundos Brasil’. A inscrição é gratuita e deve ser realizada com antecedência (AQUI).
 
O Multimundos abrange comunicação, filosofia, educação, história, cultura, artes, audiovisual, design, tecnologias, dentre outras áreas. Os estudos também buscam identificar o papel de novas linguagens - como o audiovisual e a transmídia - na constituição e na disseminação de conhecimento.
 
O grupo está vinculado ao programa de pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (Ecco), da Faculdade de Comunicação de Artes (FAC) da UFMT. São quatro linhas de pesquisa: "Poéticas, estéticas e narrativas: a trama dos sentidos", coordenada pelo professor doutor Aclyse de Mattos; "Comunicação, cidadania, migrações e ativismos sociais", vinculado ao pós-doutor em comunicação Cristóvão Domingos de Almeida; "Tensões contemporâneas em espaços formais e não formais de comunicação e de educação", conduzido pelo professor doutor Benedito Dielcio Moreira; e "Comunicação e ciência: novos modos de construir mundos", coordenado pelo doutor em comunicação Pedro Pinto de Oliveira.

A rede de pesquisa propõe o compartilhamento de experiências de pesquisadores que ainda estão em processo de construção de suas pesquisas. Ou seja, não se tratam de trabalhos já consolidados. A ideia é entender melhor os avanços das mídias digitais, a ampliação de espaços não formais de educação e disseminação de informação, a presença constante de processos audiovisuais no dia a dia. Nesse contexto ainda se destacam os trabalhos colaborativos em rede, a circulação de notícias falsas e o autoaprendizado.

Serviço

1º Encontro Multimundos Brasil
Data: Dia 23 de agosto (quinta-feira), às 14h
Local: Auditório do Museu Rondon – UFMT, em Cuiabá-MT
Inscrições: AQUI
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet