Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

tradição

Documentário sobre a dança do Congo de Livramento é lançado na UFMT

Foto: Ahmad Jarrad

Dançantes do Congo nas ruas de Livramento

Dançantes do Congo nas ruas de Livramento

Um documentário sobre a ‘Dança do Congo’, tradicional manifestação artística de Nossa Senhora do Livramento (38km de Cuiabá), será lançado no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na próxima quinta-feira (23), às 19h, e na própria cidade no sábado (25), também às 19h, na casa de São Benedito.

Leia também:
Festival 'Tudo Sobre Mulheres' terá apresentações, mesas e curso com roteirista da FOX

‘Giramundá – o Congo e a Diáspora’ foi feito pelo Núcleo de Produção Digital (UFMT Araguaia) e pelo Projeto Cangoma, a fim de mostrar a importância dessa manifestação histórica para o Brasil. O projeto foi financiado pelo prêmio Tradições MT/2017, da Secretária de Estado de Cultura de Mato Grosso.  A pesquisa é de Herman Oliveira, e a direção dos realizadores Claudio Dias e Gilson Costta.

A festa

A Dança do Congo é uma manifestação artística de uma comunidade negra rural. Este teatro-ritual representa a guerra entre dois reinos (Congo e Angola) e tem como centro da disputa uma questão territorial. A base desta expressão artística - que reúne cenografia, coreografia, drama e música - é a devoção a São Benedito e tradicionalmente acontece no mês de abril.

A dança do congo, em Livramento, ganhou dimensão através do trabalho do rei perpétuo do congo, o senhor Cesário Sarate. Importante personagem cultural da região, Cesário realizava diversas atividades filantrópicas na casa de São Benedito. Ele faleceu em novembro de 2004.

Atualmente, alguns moradores de Cuiabá, Várzea Grande e Livramento, todos com origem no Quilombo de  Mata Cavalo, se reúnem na festa de São Benedito em Livramento para encenar  a Dança do Congo como uma forma de contar sua história e fortalecer a identidade  quilombola em um ritual sagrado de resistência cultural.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet