Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Música

neste final de semana

Em homenagem aos 300 anos de Cuiabá, concerto para piano e Orquestra terá rasqueado e músicas sacras

Foto: Reprodução

Em homenagem aos 300 anos de Cuiabá, concerto para piano e Orquestra terá rasqueado e músicas sacras
Um concerto em homenagem a Cuiabá e seus 300 anos acontece no próximo domingo (26), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso. Em três movimentos, sendo um épico, um sacro, um baseado em músicas folclóricas e, ainda, uma finalização com rasqueado, a obra “Concerto Tricentenário para Piano e Orquestra” terá sua estreia mundial neste evento, com a Orquestra Sinfônica da UFMT.

Leia também:
'Piano Gente' leva clássicos da MPB à Praça Oito de Abril nesta quinta-feira

A obra é composta por Jether Garotti Junior, e foi encomendada por Ernane Calhao. O concerto, que integra a Agenda Cuiabá Tricentenária, promovida pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), faz parte da Série “Gabriel Novis Neves”, tem como norte a música erudita sinfônica. “Para uma orquestra, este momento é sempre motivo de muita responsabilidade porque você não tem padrão nem referência e tem que construir sua interpretação do zero. E isso só as grandes orquestras conseguem fazer”, explica o maestro da Orquestra, Fabricio Carvalho.

O maestro ainda explica que a temática da peça também é motivo de orgulho. “Ela vem carregada de uma série de emoções porque privilegia os 300 anos de Cuiabá. Esse concerto é um encomenda do professor Ernani Calhao, docente aposentado da Faculdade de Economia, que tem um envolvimento muito profundo com as coisas de Cuiabá, pois foi fundador do movimento Muxirum Cuiabano, que procurou resgatas as tradições orais e folclóricas da cidade, ao maestro Jether Garotti Jr, que é um especialista em música brasileira”, observa.

“O concerto tem uma característica muito vibrante e uma linguagem de música brasileira muito profunda e foi escrito sobre temas musicais cuiabanos”, acrescenta Fabricio Carvalho. “O Ernani Calhao encaminhou diversos temas populares da cidade e o Jether escreveu três movimentos: o “Cidade Verde”, que é épico, grandioso, como é a Cuiabá, pensado como uma cidade grande com sol muito forte; o “Luz e Fé”, sacro, pois essa é uma caraterística muito profunda na formação da cidade; e o “Festas e Sol”, baseada em cima das músicas folclóricas cuiabanas. Ao final teremos um grande rasqueado, com piano e orquestra, fazendo alusão ao que a gente tem de mais rico”.

A apresentação conta ainda com as obras “Abertura dos mestres cantores”, de Richard Wagner, e “Serenata Opus 7 para instrumentos”, de Richard Strauss. Haverá participação do pianista Pedro Henrique Calhao, filho do professor Ernani Calhao. Os convites para o concerto poderão ser retirados a partir de quinta-feira (23), na bilheteria do Teatro Universitário entre 8h e 11h30 e 14h e 17h30.

Ensaio aberto

No sábado, dia 25 de agosto, pela manhã, a Orquestra realiza um ensaio aberto do mesmo concerto. O maestro reforça que o ensaio, além de ser uma oportunidade de permitir aos interessados por música um contato direto com os músicos e conhecer como é o funcionamento de uma orquestra, é uma oportunidade para que as pessoas levem às crianças para ter contato com a música clássica. “Neste ensaio apresentaremos o concerto na íntegra, só que de uma forma mais descontraída, que permitirá os últimos acertos antes da apresentação de domingo”, finaliza.

Além da direção musical de Fabricio Carvalho, a Orquestra Sinfônica da UFMT tem supervisão de Edson Assunção. As portas do Teatro Universitário estarão abertas para essa atividade, que não necessita de retirada antecipada de convites.

Serviço

Concerto Tricentenário
Sábado, 25 – Ensaio aberto ao público – 9 h
Domingo, 26 – Concerto – 20h
Ingressos serão distribuídos na semana do evento. Sujeito à locação do Teatro
Local: Teatro da UFMT
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet