Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

tal do fit

Cuiabana cria empresa familiar de produtos funcionais sem farinha de trigo e açúcar branco

Foto: Olhar Conceito

Bolo de brownie sem glúten e sem lactose

Bolo de brownie sem glúten e sem lactose

Neusa Cristina, mais conhecida como ‘Cris’, sempre praticou atividades físicas. Há cinco anos, passou a restringir sua alimentação a produtos integrais e, como é apaixonada por doces, precisava sempre ‘inventar’. Suas invenções chamaram a atenção de duas amigas, que lhe deram a ideia de vendê-las. Com o passar dos meses, a ideia cresceu e ela passou a contar com a ajuda da família. O ‘Tal do Fit’, hoje, é uma empresa familiar, que faz sucesso com bolos, brownies, salgados e escondidinhos funcionais.

Leia também:
Estudante vende brownies para comprar cadeira de rodas a garoto com paralisia cerebral

“Começou comigo e mais duas amigas, porque a mãe de uma delas fazia biscoito e tinha um forno industrial. A gente fez um teste e elas levaram pra vender, e o pessoal comeu, gostou, e foi aumentando a demanda”, contou Cristina ao Olhar Conceito. Quando a demanda aumentou, as duas amigas não puderam continuar, pois não tinham tempo ábil. “Eu conversei com meu esposo e falei: ‘Olha, o pessoal tem gostado tanto, a marca ficou tão legal, eu não queria que acabasse’. E aí foi na conversa que eu tive a ideia de tornar o empreendimento familiar”.

Cristina e sua família 'Tal do Fit' (Foto: Olhar Conceito)

Cristina teve o apoio de Valcinete, sua irmã, que nunca havia trabalhado, mas tinha uma boa mão para a cozinha. “Eu ensinei todas as receitas pra ela, e a gente começou. Nisso, minha mãe começou a empacotar as coisas, e depois se tornou a empacotadora oficial”. Além das duas, o marido de Cristina faz a parte da comunicação visual, e o filho é o ‘garoto propaganda’, que testa as receitas. O marido de Valcinete, ainda, é o que entrega os pedidos.

No início, o ‘Tal do Fit’ vendia somente cookie integral de banana e bolo gelado. Depois, veio o brownie, que é o carro-chefe. Ele é feito com farinha de arroz integral, óleo de coco, cacau 50 com cacau 100%, ovos e adoçado com açúcar demerara. Ou seja, sem glúten e sem lactose. Atualmente, também estão disponíveis bolos de pote, também sem glúten e sem lactose, sabores coco com ameixa, prestígio, paçoquinha, dentre outros; o ‘bolo de brownie’, recheado e coberto com brigadeiro fit, bolos de mandioca, milho e banana.

Cristina também investiu em salgados, e faz coxinhas e bolinha de batata doce, com recheio de frango ou carne, pastel, e os ‘escondidinhos’, feitos com purê de mandioca, batata inglesa, batata doce ou abóbora cabotiã, e recheio de carne (patinho) ou frango desfiado (peito). A única massa que leva farinha é a de pastel, mas, neste caso, é farinha integral.





“O meu negócio é uma culinária funcional, então eu utilizo ingredientes funcionais. Não é light, não é diet, é uma linha funcional. Eu adoço com açúcar demerara, que segundo os estudos, tem mais nutrientes, é mais saudável, mas é tão calórico quanto o outro. E eu também faço com xylitol. Mas com o xyliton eu comecei depois, porque muita gente começou a pedir uma opção low carb e sem açúcar”, explica a empreendedora.

Todos os produtos são disponíveis congelados à pronta entrega, e o ‘Tal do Fit’ faz delivery de pedidos a partir de R$50. Os brownies, o carro chefe, estão hoje à venda em mais de 30 locais de revenda, como na UNIC, em duas cantinas da UFMT, no Fórum de Cuiabá, na Nação Verde, e em diversos box de Crossfit.

Apesar do nome, Cris faz questão de deixar claro que os alimentos são funcionais, mas isso não significa que não engordam. “Se você comer cinco brownies num dia e não fizer atividade física, ele tem muito carboidrato, que vai acumular e virar gordura. Então tem que comer com moderação. Mas ele é funcional, traz benefícios para o corpo. O cacau é antioxidante, a farinha de coco e aveia ajudam na saciedade, e aí controla para o emagrecimento. A nossa coxinha e bolinha de batata doce são empanadas na linhaça. A coxinha na farinha de linhaça, e a bolinha de batata doce na semente de linhaça. E a linhaça ajuda na saciedade, então são fibras, ajudam o intestino a funcionar bem”, garante.

Para o futuro, o ‘Tal do Fit’ quer aumentar seus produtos, e a família investe em atualizações. Cristina, que é formada em enfermagem e ciências sociais, tem mestrado em saúde coletiva, e está no doutorado em Estudos em Cultura Contemporânea, tem como tese o ‘corpo e cultura fitness’. Um dos capítulos, inclusive, é sobre alimentação funcional. Sua irmã, Valcinete, também pretende fazer cursos de culinária. A própria empresa teve seu ‘manual de boas práticas’ analisado por um nutricionista e construiu uma cozinha com ajuda do Sebrae.

Brownies Tal do Fit (Foto: Olhar Conceito)

Hoje, quem quiser comprar algum produto, pode também visitar o espaço físico, no bairro Poção, onde a mãe de Cristina atende os clientes. Mais informações pelo INSTAGRAM ou pelo telefone (65) 99630-0831.

Serviço

Tal do Fit
INSTAGRAM
Telefone: (65) 99630-0831
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet