Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

confraternização

Advogado cria bar com conceito tradicional: cerveja gelada, churrasco e descontração

Foto: Arquivo pessoal/Ale Arfux

Advogado cria bar com conceito tradicional: cerveja gelada, churrasco e descontração
Aquele churrasco religiosamente realizado aos domingos, com a presença de familiares e amigos, levou o advogado Ale Arfux Júnior e o corretor Pedro Paulo Magalhães, a estender a tradicional confraternização para o final de semana e receber outras pessoas no ‘Buteco de Quinta’. Ambiente de caráter democrático, o boteco é o espaço onde os cuiabanos celebram suas melhores conexões – e tem a experiência de provar uma carne caseira e hamburguer artesanal, além de uma cerveja gelada.

Leia mais:
Uruguayo investe em carta de drinks com bartender e mixologista experiente


Com uma ‘veia cozinheira’ de família, Ale cresceu dentro de restaurantes.  Apesar de ser advogado e exercer a profissão desde 2001, ele sempre esteve por trás da churrasqueira como um hobby. O advogado aprendeu a cozinhar com seu pai, que inclusive, teve um dos primeiros trailers de lanches em Cuiabá, em 1973, onde inaugurou o clássico ‘x-bagunça’.

“Eu sempre gostei de mexer com comida. Minha família tem tradição em trabalhar com restaurante em Cuiabá. E lá (Buteco de Quinta) é como se fosse um hobby. É uma diversão que eu tenho final de semana, que é cozinha”, explica.

Após fazer hambúrgueres despretensiosamente em diversos locais da cidade, Ale viu que surgiu um ponto para alugar perto da sua casa. Foi quando decidiu, junto com seu amigo Pedro Paulo, fazer de uma casinha no bairro Popular o seu próprio boteco.

Então desde 2016, todas as sexta-feiras e sábados, Ale recebe pessoas para provar a receita de um hambúrguer artesanal que ele desenvolveu, junto com um corte de carne diferenciado – tibone, shortrib ou picanha. Seu sócio e esposa fazem o hambúrguer na sexta-feira, enquanto ele mexe com a carne no sábado. A mulher de Pedro Paulo fica responsável pela cozinha, e serve a carne acompanhada de farofa, mandioca e vinagrete.

Grande parte da clientela é formada por amigos dos dois, que convidam outros e no ‘boca a boca’ vai formando a freguesia. O boteco é um lugar despojado, em que o cliente tem total autonomia. Sem a formalidade dos grandes bares, onde a pessoa pode ficar a vontade.

“Não tem garçom, então assim, o espeto do boteco é uma grande confraternização. Quando a gente esta ocupado, o próprio cliente vai no freezer, pega a cerveja, e anotamos na comanda. Então não tem aquele formalismo de um bar tradicional, com garçom e atendimento formal”, conta.

Cardápio espontâneo
 

Com um pão francês redondo, o diferencial do hambúrguer servido no Buteco de Quinta é ser enrolado por fatias de bacon e feito em uma churrasqueira a carvão, o que agrega um sabor especial, diferentemente de um lanche feito na chapa. Além disso, a receita leva cebola caramelizada no barbecue, queijo muçarela, alface e tomate – são 180 gramas de hambúrguer, que garante satisfazer qualquer estômago.

“Temos por característica só trabalhar com bebidas de vidro, ou seja, cerveja servida em vidro ou um refrigerante... não trabalhamos com coisas diet, suco... É bem boteco mesmo: água, refrigerante e cerveja”.

As carnes de sábado não contam com um cardápio pré-estabelecido. Com a naturalidade dos tradicionais churrascos, são servidos cortes especiais aleatórios, como tibone, shortrib ou picanha. Quem quiser provar outra coisa, existe a opção de lingüiças artesanais. Uma especiaria difícil de encontrar também existe no local: joelho de porco defumado, já que Ale instalou uma defumadora nos fundos do boteco.

A novidade do estabelecimento é que a partir de sexta-feira (31), os proprietários fecharam uma parceria com o iFood, e agora o hambúrguer do Buteco de Quinta contará com serviço de delivery toda sexta-feira.

Serviço

Endereço:
Rua Sírio Libaneza, nº 277, bairro Popular
Horário: sexta-feira às 18h; sábado das 10h às 16h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet