Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Literatura

neste sábado

Manoel de Barros e outros seis artistas de MT são homenageados em evento literário

Foto: Reprodução

Manoel de Barros e outros seis artistas de MT são homenageados em evento literário
O escritor Manoel de Barros, falecido em 2014, será um dos homenageados da terceira edição do Master Literário, que acontece no próximo sábado (15). Além dele, o arquiteto José Afonso Portocarrero, o produtor cultural DJ Taba, a artista plástica Lua Brandão, a regente Dorit Kolling, o escritor Santiago Santos e o músico Billy Spíndola serão lembrados pelos alunos. O evento é aberto ao público.

Leia também:
Sesc tem espetáculos de dança, teatro, performance e música a partir desta terça-feira

De acordo com a assessoria, o ‘Master Literário’ não tem programação fixa. Cada participante escolhe as atividades que fará, que podem ser as exposições fixas sobre os artistas e autores homenageados, ou atrações, que incluem shows, apresentações, palestras, oficinas, venda e troca de livros, além de rodas de conversa.

O evento foi criado pelo diretor pedagógico do colégio, o professor Paulo Andrade, que se incomodou com o desinteresse dos alunos com a história e cultura local após a unificação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Como a prova é nacional, não são cobradas as particularidades de cada região. Sempre tive essa crítica ao Enem, para que a prova seja regionalizada, porque o Brasil é um país muito grande, e apesar de [a prova] ser muito bem elaborada, como um aluno do Rio Grande do Sul que tem a sua própria cultura, vai fazer a mesma prova que um aluno do Pará, que tem uma cultura totalmente diferente? Se não vai cair no Enem, o aluno não quer estudar, contudo a prova do Enem é um evento e a cultura é para a vida”, afirma.

Foi a partir deste pensamento que ele quis aproximar seus alunos da cultura mato-grossense. “Muitos músicos, escritores e artistas plásticos estão fora da mídia e as pessoas não tem oportunidade de conhecê-los. A proposta do Master Literário é ter o contato direto e com as obras de autores e artistas. Queremos convidar todos a participarem desse evento, a trazerem os filhos e a desfrutar da nossa cultura. O evento é para toda a sociedade”.

Como resultado, o evento tem exposições, shows, lançamento de livros, arte circense e muito mais, além de ser gratuito e aberto ao público.  Ele é preparado pelos estudantes do 9º, 1º e 2º ano, que se envolvem na pesquisa sobre o autor, e por meio desse mergulho cultural elaboram todo o material para as exposições ao público em geral. “A comissão organizadora escolhe os homenageados a partir do papel de cada um na cultura mato-grossense. Porque quando nós homenageamos o DJ Taba, por exemplo, estamos homenageando os movimentos sociais e o hip hop, e não somente a pessoa. São pessoas extraordinárias, que provavelmente as pessoas não teriam oportunidade de conhecer se não fosse o evento”, afirma o professor, conhecido como Bidu.

Serviço

Master Literário
Data: Sábado, 15 de setembro
Horário: 12h às 18h
Local: Colégio Master - Avenida Fernando Correa da Costa, 255, bairro Areão
Inscrições AQUI https://www.eventbrite.com.br/e/master-literario-2018-tradicao-e-modernidade-tickets-49134444446?aff=erelexpmlt.
Mais informações pelo (65) 99252-1178 (WhatsApp) ou pelas redes sociais @colegiomastercba
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet