Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

notre dame

Professora da UFRJ fala sobre 'educar sem culpa' para mais de 400 pais em Cuiabá

Foto: Olhar Conceito

Professora da UFRJ fala sobre 'educar sem culpa' para mais de 400 pais em Cuiabá
Mais de quatrocentos pais e responsáveis de alunos do colégio Notre Dame de Lourdes assistiram, na noite da última sexta-feira (21), à palestra da filósofa e mestre em educação Tania Zagury, que foi realizada no Centro de Eventos do Pantanal. Ela, que é carioca e professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem 50 anos de experiência em educação, e 34 livros publicados em diversos países, falou sobre ‘Educar sem culpa: a gênesi da ética’, no congresso realizado pela escola.

Leia também:
Colégio Notre Dame comemora 207 anos de sua fundadora com grande evento

“Como escritora eu trabalho fazendo pesquisa na área de educação, especialmente [sobre] as questões que envolvem sala de aula, a questão da qualidade do trabalho docente, e também, em outra vertente, trabalho as questões da família, sempre do ponto de vista da educação. Minha área de especialização é psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem”, contou Tania ao Olhar Conceito, pouco antes da palestra.

Tania Zagury (Foto: Olhar Conceito)

Segundo a especialista, a família tem a educação como base. No entanto, as últimas gerações de pais têm se sentido culpada ao cobrar ou repreender os filhos, o que pode causar problemas futuros. “A criança, quando nasce, é aquela alegria pros pais! Tudo muito maravilhoso... só que só depois que a criança começa a andar, a ter independência, que os pais começam a ver como é difícil criá-la. Tanto que estamos vendo cada vez menos pessoas tendo mais do que dois filhos”, explicou. “Especialmente com as novas gerações de pais, em que há uma preocupação muito grande com o prazer, já como consequência deste mundo em que a gente vive. Os pais tendem muito a se sentir culpados quando proíbem alguma coisa aos filhos, querem dar tudo que os filhos querem, e não percebem que o papel principal da família não é esse! O encontro de hoje visa, exatamente, a recolocar a função paterna no seu lugar, que é um lugar insubstituível. Nenhuma escola pode fazer o papel da família, por melhor que ela seja, porque a família começa a educar desde que a criança vem ao mundo, desde os primeiros momentos de vida essa relação é intensa, é de amor, de afeto, e, portanto este é o instrumento maior que os pais têm, e que muitas vezes não utilizam. Pelo contrário, hoje eles têm medo que os filhos não gostem deles, e acabam querendo fazer tudo o que as crianças querem”.

Um dos livros publicados por Tania tem o mesmo nome que a palestra: ‘Educar sem culpa: a gênesi da ética’. Nele, a autora tenta “mostrar pros pais que tudo o que a gente faz nos primeiros sete anos de vida, principalmente, tem uma importância capital pra criança. Nós somos verdadeiros heróis pros nossos filhos até sete, oito anos. Depois essa influência dos pais começa a diminuir, porque ele já começa a conviver com outras realidades, outras instituições... clube, escola, playground da casa, do prédio, amiguinhos nos clubes onde ele faça sua vida social. É como uma árvore, você tem que plantar e cuidar pra que ela cresça forte, viçosa e resistente às intempéries”.

Esta foi, também, a base da palestra ministrada: “mostrar o que acontece quando a criança não recebe esse suporte socializador desde os primeiros anos de vida, quais as consequências. Porque muitas vezes os pais, por amor, por excesso de amor até, às vezes erram neste caminhar, e depois é muito difícil retomar o processo, principalmente quando chega a adolescência”.

Congresso

O congresso de pais do Colégio Notre Dame de Lourdes acontece anualmente, já há algum tempo. De acordo com a diretora da escola, irmã Marluce Almeida, a cada ano é escolhido em tema condizente com a realidade atual, e sempre é trazido um palestrante de fora para conversar com estes pais.

Irmã Marluce (Foto: Olhar Conceito)

“Estamos trazendo a Tania Zagury para falar um pouco em relação à família, e de modo muito particular, a relação pais e filhos. Nós sentimos que é uma relação que define muito o comportamento, define o caráter, a personalidade, porque na família que se constrói a educação, depois a família escolhe uma escola que vai agregar, fortalecer”, afirma. “Nada mais que merecido que nossos pais pudessem ter esse espaço de reflexão com uma pessoa que tem 50 anos na educação, que fala do chão da escola o quanto essa relação pais e filhos impacta no processo de ensino-aprendizado, e na relação dos filhos com seus colegas e demais pessoas”.

Antes da abertura da palestra, o grupo ‘Notre Dance’ fez uma apresentação, ao som da música ‘Um mundo bem melhor’ (versão de ‘We Are The World). Uma das alunas do colégio, acompanhada de dois pais, também cantou ‘Ilumina, ilumina’, do Padre Zezinho, como forma de homenagem a todos os familiares presentes.

Grupo Notre Dance (Foto: Olhar Conceito)

Grupo cantando 'Ilumina, Ilumina' (Foto: Olhar Conceito)

Docentes

Na noite anterior ao congresso, na quinta-feira (20), Tania realizou outra palestra, desta vez para os docentes da escola, sobre ‘A influência das mídias digitais na formação da criança e adolescente’. “[Falei] para os professores visando dar reinstrumentação pra eles trabalharem com as tecnologias de forma que possam trazer o aluno com prazer pra escola, que é algo que está um pouco difícil, já que em casa, hoje em dia, eles tem uma pletora de coisas que adoram fazer. Então, a escola tem se tornado menos atraente pros jovens. Temos que fazer um trabalho pra superar esse momento”, explicou a especialista.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet