Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

classificação livre

Associação e Sesc Arsenal realizam “Semana da Dislexia” com atividades e debates

Foto: Reprodução

Associação e Sesc Arsenal realizam “Semana da Dislexia” com atividades e debates
A Associação Mato-grossense de Dislexia (Dislexia-MT), em conjunto com o Sesc Arsenal, realizam a terceira edição da “Semana da Dislexia”, a partir do próximo sábado (6) até 13 de outubro. Além dessas atividades, a associação organiza para o dia 16 de outubro, a primeira “Mesa de discussão sobre os direitos da pessoa com dislexia em Mato Grosso”, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça.

Leia mais:
Universitária cria projeto para levar presentes e alegria às crianças carentes


A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita, sendo diagnosticada em cerca de 26 milhões de brasileiros. Em razão deste índice, a associação preparou uma programação intensa junto com Sesc Arsenal para esclarecer o tema e entreter, com sessões de cinema, atividades infantis, cursos, oficinas e muito mais.

Com exceção do “Minicurso App Inventor”, que ensina crianças a partir de 10 anos a desenvolver aplicativos para Android, todas as demais atividades são de classificação livre, abertas ao público infantil e adulto.

Após a Semana da Dislexia no Sesc Arsenal, a associação ainda convida o público para participar da primeira mesa de discussão sobre os direitos da pessoa com dislexia em ambiente jurídico. O evento será aberto com a palestra “Fundamentos Jurídicos que disciplinam a inclusão da pessoa com dislexia na educação”, apresentada pela consultora jurídica Simoni Lopes de Souza.

Além disso, outros convidados participarão do debate, como o promotor Miguel Slhessarenko e o diretor geral da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso, Joelson de Campos Maciel.

Sobre Associação Mato-grossense de Dislexia (Dislexia-MT)

A III Semana da Dislexia 2018 é uma realização da Associação Mato-grossense de Dislexia (Dislexia-MT), que desde 2015 realiza ações para conscientização da dislexia, que segundo a ABD (Associação Brasileira de Dislexia), tem uma prevalência de 10% da população brasileira.

Em Mato Grosso existem grandes apoiadores do movimento: a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, SEDUC, Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso, Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Projetos Meninas Digitais e outras instituições de outros lugares do Brasil.

A dislexia é um distúrbio de aprendizagem de origem neurobiológica que afeta a leitura e escrita. É importante ressaltar que dislexia não é doença e sim uma condição humana, hoje cerca de 26 milhões de brasileiros têm essa condição.

Há legislações estaduais que amparam os direitos da pessoa com dislexia. Em especial neste ano, a Semana de Dislexia será cheia de atividades culturais e profissionalizantes, o que concretiza o tema “Desafios e Potências da pessoa com dislexia”.

Confira a programação no Sesc Arsenal:







 
“Mesa de discussão sobre os direitos da pessoa com dislexia em Mato Grosso”

Data: 16/10 (terça-feira)
Horário: 15h30
Endereço: auditório da Procuradoria Geral de Justiça de Mato Grosso - Rua 4, s/n - Centro Político Administrativo, Cuiabá - MT, 78049-921
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet