Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ana Flávia Muniz - Consultoria de Imagem

consultoria de imagem

Consultora explica o que sua imagem diz sobre você

Consultora explica o que sua imagem diz sobre você
A maneira que você se apresenta ao mundo não afeta apenas como você se sente em relação a si mesmo mas também como outras pessoas te enxergam. Como já falado na coluna do dia 11/09, pode não ser justo, mas o que você escolhe para vestir tem uma enorme influência sobre o que os outros pensam de você e isso acontece de forma involuntária.

Leia também:
Consultora explica como as cores podem te ajudar em sua profissão

Estudos comprovam que o cérebro humano é capaz de criar uma impressão sobre algo/alguém em menos de 15 segundos. Isso significa que, se me apresentarem um prato de comida, eu conseguiria te dizer se ele é apetitoso ou não em questão de segundos – e, a partir daí, construir a reputação do estabelecimento. Ao mesmo tempo, em meros 15 segundos podemos julgar se uma pessoa é tímida ou extrovertida, confiável ou suspeito, competente ou incompetente.

Isso é um pré-julgamento e, por isso, sujeito a erro mas é assim que se forma uma primeira impressão. Tudo que usamos, falamos e fazemos está de certa forma dizendo (às vezes em um tom mais baixo, em outras, gritando!) ao mundo quem somos.

O ser humano é capaz de criar julgamentos profundos levando em consideração evidências superficiais. Essa avaliação sobre o outro estabelece um “filtro de comunicação” que determina o grau de abertura, o tipo de comunicação e o nível relacionamento que estamos dispostos a estabelecer. E não se engane: ao mesmo tempo, a outra pessoa está fazendo o mesmo conosco.

Primeiras impressões

A nossa imagem pessoal é o nosso cartão de visitas. Por isso a sua aparência tem uma enorme influência sobre aquelas pessoas que estão te vendo pela primeira vez.

Antes mesmo de dizer uma palavra, ao avaliar sua imagem as pessoas criam percepções sobre você. É possível que julguem seu nível de inteligência, competência, confiabilidade, credibilidade, ocupação e sucesso sem ao menos escutar a sua voz.

Criada a primeira impressão, seu interlocutor, inconscientemente, buscará informações e elementos que comprovem ou não o julgamento inicial.

A percepção que os outros têm de nós é resultado da avaliação da nossa comunicação não-verbal que é composta por:

·         aparência: tipo físico, coloração pessoal, estatura, silhueta.
·         roupas e cuidados pessoais.
·         linguagem corporal: gestos, ritmo, postura, forma de caminhar e expressões faciais.  

Se não temos controle sobre os julgamento que fazemos dos outros, imagine ter controle sobre o julgamento dos outros em relação a nós.
 
De todo modo, ter consciência sobre este aspecto da personalidade humana pode nos trazer benefícios. Isto porque, adquirida a consciência, a pessoa pode optar por trabalhar sua imagem para ela transmita exatamente aquilo que se pretende comunicar.

Reflita se a sua imagem pessoal está te ajudando a atingir seus objetivos ou se está limitando suas oportunidades no local de trabalho, ou na sua vida pessoal.

*Ana Flávia Muniz é administradora pela PUC, e fez cursos de Personal Stylist (Dresscode), Produção e Styling (Escola São Paulo), Coloração Pessoal (Studio Immagine), Conexão rosto e estilo (Cris Alves) e Consultoria de Imagem Masculina (Dresscode). Saiba mais sobre ela em seu INSTAGRAM SITE
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet