Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

maxi

Integral Otimizado coloca o aluno como protagonista de sua formação

Foto: da Assessoria

Integral Otimizado coloca o aluno como protagonista de sua formação
O mundo atual pede uma educação que leve em conta as necessidades, os interesses e as vocações dos alunos. Currículos engessados e que não permitem aos jovens criarem seus itinerários formativos tiram deles a oportunidade de serem protagonistas de seus futuros. O alerta vem do professor Carlos Leão, que acrescenta: “diferentes vivências certamente auxiliam nas melhores escolhas”.

Ele utiliza como exemplo o que vem sendo realizado no Colégio Maxi, onde exerce a função de diretor pedagógico. Segundo Leão, a instituição optou por oferecer aos estudantes o chamado “Integral Otimizado”, que não tem nada a ver com escola em tempo integral, onde o aluno é obrigado a frequentar as aulas nos dois períodos, com base em currículos pré-definidos.

“No Maxi, optamos por garantir a mesma quantidade de aulas, estendendo um pouco mais a manhã, até as 13h. Isso permite que o aluno, no período da tarde, possa fazer escolhas de trilhas de aprendizado de acordo com as suas necessidades e interesses. Ele deixa de ser apenas receptivo, passivo”, explica.

No período da tarde, os estudantes podem optar, por exemplo, por plantões de “Tira Dúvidas” à tarde, o Maxi Plus, que são aulas de reforço de Matemática, Física e Química, o Maxi Vest, cursos de Química, Física, Matemática, Filosofia, Redação. Recentemente, lembra Leão, foi lançado um curso de Aeromodelismo, e já foram oferecidos outros como o de Empreendedorismo, em parceria com o Sebrae, e o de “Escrita Criativa”, dentro da Festa Literária realizada em maio deste ano.

“A ideia de oferecer diferentes oportunidades de aprendizagem é justamente para que se desenhem diferentes projetos de vida. O aluno se sente muito mais entusiasmado nesse processo, percebe que é protagonista na construção de um futuro”. Além de deixá-los muito bem informados sobre o que oferece cada curso e quais são seus propósitos, é sempre deixado muito claro que são opções colocadas à disposição no contraturno. Caberá aos estudantes decidirem o que farão com seu tempo livre, frisa.

Outro exemplo dado por Leão são as aulas auxiliares para as Olimpíadas Brasileiras de Física e Química. Nem todos participam, mas quem quiser se destacar nas competições pode contar com o apoio do colégio nesse sentido. “Eles terão atendimento especial no contraturno para que possam participar e conquistar bons resultados, sem que isso impacte nas aulas regulares. Na verdade, os reflexos acabam se estendendo para o seu dia a dia no ensino regular”, argumenta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet