Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Comportamento

“Holocausto, memória e esquecimento”

Projeto de extensão da UFMT promove debate com sobrevivente do holocausto

Projeto de extensão da UFMT promove debate com sobrevivente do holocausto
O Grupo de Pesquisa em Direto Constitucional da Universidade Federal de Mato Grosso (GConst/UFMT), organizou para a próxima quinta-feira (18) o evento “Holocausto, memória e esquecimento”, às 19h, no Auditório da Faculdade de Direito. Aberto ao público, o evento conta com a participação de um sobrevivente do holocausto e especialistas do assunto para debater o tema.

Leia mais:
“Não fizemos nenhuma caridade, é nosso filho”, diz casal que adotou autista em Cuiabá

O grupo, que existe há três anos, já projetou filmes como “A ponte dos espiões”, “Histórias Cruzadas”, “Doze homens e uma sentença”, “Norma Ray”, “Precisamos falar sobre o Kevin”, “Erin Brockovich” e “O povo contra Larry Flynt”, nos quais se discutiu temas de direito do trabalho, sindicalismo, publicidade, direitos humanos e vulnerabilidade, criminologia, responsabilidade e danos ambientais, tribunal do júri, dentre outros. Um dos últimos filmes exibidos foi “Hannah Arendt”.

Com a preocupação de discutir os direitos humanos, o grupo escolheu o tema da 2ª Guerra Mundial devido à importância que se deve a ele, para que nunca caia no esquecimento e promover um debate saudável. “Discutir o Holocausto é fundamental para recordar a sociedade da necessidade de nos mantermos sempre vigilantes para que a barbárie nunca mais prevaleça”, explica a estudante de Direito, Julia Araújo.

“Holocausto, memória e esquecimento”

Um dos convidados, Louis Frankenberg, é sobrevivente do Holocausto. Judeu nascido na Holanda em 1936 foi enviado aos Campos de Concentração de Westerbork e posteriormente a Therensienstadt, quando tinha apenas sete anos, local onde permaneceu por seis meses, tendo perdido seus pais no campo de extermínio de Sobibor. Atualmente, reside no Brasil e neste ano tem falado sobre sua história em palestras pela primeira vez.

“Entendemos que a Universidade é o espaço ideal para compartilharmos essa experiência pela qual o Louis passou no intuito de difundir a mensagem contra os regimes totalitários. Isso porque, normalmente, as pessoas têm o costume de deixar que alguns infelizes acontecimentos fiquem apenas na memória, mas a história existe para não deixar esquecermo-nos do sofrimento humano já experimentado e as lições aprendidas que devem ser conservadas”, conta Julia.

Outro convidado é André Lajst, que é mestre em diplomacia e governo pela IDC Herzlyia e foi pesquisador da ICT (International Institute for Counter-Terrorism), ambos em Israel. Ele é colunista titular do Jornal Times Of Israel e CEO da ONG Stand With Us, que combate o anti-semitismo e extremismo por meio de ações educativas e sua fala será a respeito da Geopolítica de Israel.

Já Felipe Rodolfo de Carvalho, doutor pela USP, professor na UFMT e UNIVAG, abordará o sentido filosófico do holocausto e a reconfiguração da ideia de direitos humanos.

O convite foi viabilizado pela professora de Língua Portuguesa Bruna Barbosa Pecin, idealizadora do projeto de leitura do Diário de Anne Frank para alunos do ensino fundamental. Após conseguir contato com os palestrantes para que viessem para Mato Grosso, ela falou os organizadores do GConst/UFMT.

As inscrições serão feitas na hora e a certificação é de quatro horas.

Serviço

Data:
18 de outubro (quinta-feira)
Horário: 19h
Endereço: Auditório da Faculdade de Direito - Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367 - Boa Esperança, Cuiabá - MT, 78068-401
Entrada: gratuita
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet