Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

faixa-preta

UFMT recebe introdutor do Krav Maga no Brasil para palestra sobre a defesa pessoal israelense

Foto: Reprodução

UFMT recebe introdutor do Krav Maga no Brasil para palestra sobre a defesa pessoal israelense
O israelense e introdutor do Krav Maga no Brasil, o Grão Mestre Kobi Lichtenstein, vai realizar palestra sobre violência urbana e os benefícios da defesa pessoa às pessoas, na próxima segunda-feira (22), em Cuiabá. Faixa-preta no sistema de combate, o evento acontece na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no Auditório do Museu Rondon, a partir das 19 horas.

Leia mais:
Jairo Bouer destaca responsabilidade dos pais e alerta: "escola sozinha não faz milagre"


Com o aumento dos índices de violência nas cidades, as pessoas cada vez mais procuram por maneiras de sentirem-se mais seguras. A partir daí, muitas dúvidas surgem: devemos reagir a uma agressão? Sou capaz de me defender de um agressor maior ou mais forte do que eu? O que fazer se ele estiver armado? Mulheres são necessariamente as vítimas mais frágeis?

São essas questões que serão debatidas durante a palestra. Grão Mestre Kobi iniciou seus treinamentos de Krav Maga em Israel, aos 3 anos de idade, com o criador da modalidade, Imi Lichtenfeld e foi o primeiro faixa-preta de Imi a sair do estado de Israel para difundir a modalidade pelo mundo. Chegou ao Brasil em 1990, onde fundou e hoje dirige a Federação Sul Americana de Krav Maga, a única representante oficial da modalidade no Brasil, México e Argentina e detentora da marca Krav Maga no Brasil.

Ao longo destes anos, o Krav Maga Mestre Kobi vem realizando um trabalho extremamente sério e responsável na difusão da técnica. Ainda hoje, o método de prática e de ensino que aplica é o mesmo criado por Imi Lichtenfeld e utilizado em Israel.

Um dos pontos que ele vai abordar é se devemos ou não reagir. Segundo explica Grão Mestre Kobi, tudo o que uma pessoa faz quando é atacada, é considerada uma reação. O Krav Maga trabalha sobre o controle dessa reação. O treinamento adequado de Krav Maga nos dá a possibilidade de controlar nossas reações e de agirmos dentro de nossa área de segurança.

Outra importante questão é se o Krav Maga torna as pessoas mais violentas? Grão Mestre Kobi explica que, ao contrário do que se pensa, o praticante de Krav Maga não é uma pessoa mais violenta e sim mais atenta e preparada para controlar suas reações. E que, muitas vezes o autocontrole do praticante faz com que o momento do ataque possa ser mais calmo e menos tenso, evitando sobressaltos, tiros disparados, etc.

Muitos querem saber também se lugar de mulher é no tatame. Hoje, 30% dos praticantes de Krav Maga em todo o Brasil são mulheres. Por meio dos treinos, as mulheres aprendem a superar obstáculos físicos e mentais, adquirem coragem e confiança em si mesmas, tornam-se mais atentas, ganham equilíbrio emocional, mudam a postura frente à vida, a si próprias e ao seu oponente.

No mesmo dia, Grão Mestre Kobi Lichtenstein realizará exame de graduação dos alunos da Federação Sul Americana de Krav Maga que praticam a modalidade em Mato Grosso. Grão Mestre Kobi supervisiona pessoalmente a prática e a divulgação do Krav Maga no Brasil, na Argentina e no México, mantendo o alto nível ético e técnico dos instrutores e alunos, seguindo os passos ditados por Imi.
 
É ele quem aplica, pessoalmente, os exames de graduação de cada um de seus alunos, dentro e fora do Brasil. "Krav Maga não é um esporte, é uma arte de defesa que lida com a vida das pessoas e com esse cuidado, conseguimos garantir a qualidade do Krav Maga que é ensinado pelos profissionais habilitados pela Federação", afirma Grão Mestre Kobi.

O que é Krav Maga?

Desenvolvido na década de 40, por Imi Lichtenfeld , o Krav maga é a modalidade que permite a qualquer pessoa, independentemente de seu sexo, idade ou força física, se defender de agressões vindas de uma ou mais pessoas, armadas ou não.
Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, o Krav Maga é mundialmente reconhecido como defesa pessoal e não como arte marcial.

Do ponto de vista físico, o princípio desta modalidade de defesa é que os exercícios sejam exequíveis por qualquer pessoa, em seu ritmo próprio, respeitando o limite de seu corpo. Emocionalmente, o Krav Maga forma pessoas mais seguras. Para se enfrentar situações de risco é preciso capacidade mental e isso se adquire por meio de práticas orientadas pelo instrutor.

A prática também influencia no comportamento. Atenção, disciplina e seriedade, saber diferenciar o certo do errado, usar o autocontrole, tudo isso é praticado. O resultado de tudo extrapola os treinamentos e se reflete na qualidade de vida das pessoas. Hoje, civis e militares adotam o Krav Maga no mundo inteiro por sua eficiência.

Serviço

Data:
22 de outubro
Horário: 19h30
Local: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no Auditório do Museu Rondon,
Gratuito, aberto a alunos e a não praticantes
Para participar, inscreva-se: taisakrav@gmail.com
Para conhecer mais sobre o Krav Maga acesse: www.kravmaga.com.br
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet