Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

cuiabá invisível

Universitário e professor criam projeto para contar história de moradores de rua

Foto: Arquivo Pessoal

Guilherme, um dos criadores do projeto

Guilherme, um dos criadores do projeto

Foi há um ano, inspirados pela página ‘SP invisível’ que o universitário Guilherme Cesar Meneguci, 27, e o professor Bruno de Miranda Moura, 22, decidiram fazer algo semelhante em Cuiabá. A ideia era trazer um olhar humanizado para a vida dos moradores de rua. Foi assim que surgiu o ‘Cuiabá Invisível’, uma página no Instagram que conta a história destas pessoas.

Leia também:
Engenheiro civil se descobre tatuador e investe em espaço com barbearia, pub e studio

“A ideia surgiu há um ano, quando descobrimos o projeto do pessoal do “SP invisível” e vimos que eles estavam trazendo uma parte da cidade que ninguém enxerga”, contou Guilherme ao Olhar Conceito. “E aqui não é diferente. Sempre buscamos conversar com esses personagens e a partir do Cuiabá Invisível, começamos a querer mostrar a história deles por meio da fotografia e das conversas que temos”.

Até hoje, foram publicadas quatro histórias na página. Guilherme conta que a abordagem sempre acontece a partir da conversa. “Nos apresentamos, buscamos saber da vida dela e explicar sobre o projeto. Sempre eles pedem ajuda, dinheiro, comida, etc”. A única dificuldade que os idealizadores tiveram foi em uma das abordagens, na Orla do Porto. “Uma das pessoas começou a ameaçar, mas foi tranquilo, pois logo saímos e fizemos a entrevista de forma calma”.

Dentre as histórias, tem homem que morou na Espanha por dez anos e foi traído pela mulher, tem gente com documentos extraviados, pessoas com problemas com drogas, outras que foram roubadas. Para Guilherme, a mais tocante foi a “de um oficial do exército, chamado Wellinton, que se entregou para as drogas e deixou Cáceres e veio para Cuiabá. Desde então vive pelas nossas ruas sobrevivendo”, lembra.



Narrando a vida dos personagens, a ‘Cuiabá invisível’ acredita que eles deixam de ser apenas uma sombra na multidão disforme. “O objetivo é de dar visibilidade para todas as pessoas que são colocadas à margem da sociedade ou que de alguma forma são evitadas pela maioria das pessoas, pois todas esses personagens têm alguma história para contar e ser respeitada”, afirma. “O intuito do projeto é de mostrar como é doloroso viver em uma sociedade que produz este tipo de situação, e assim, queremos que as pessoas que tem uma condição melhor, possa tirar um tempo para conhecer e ajudar quem necessita. Tentar tirar do imaginário das pessoas que essas pessoas são sempre um risco para todos, pois embaixo desse sol cuiabano, temos inúmeras narrativas de vitórias e derrotas”.

Acesse o Cuiabá invisível AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet