Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

matrículas abertas

Psicóloga dá curso e ensina crianças de 4 a 12 anos a lidar com as emoções

Foto: Reprodução

Psicóloga dá curso e ensina crianças de 4 a 12 anos a lidar com as emoções
Choros, gritos, nervosismo, agressividade: todas as características das famosas ‘birras’ que atormentam os pais de crianças podem ser consequências de uma grande dificuldade dos pequenos de lidar com as próprias emoções. Foi pensando nisso que a psicóloga e coach infantil Gina Coelho criou o curso ‘Jornada das Emoções’, que está com as matrículas abertas em Cuiabá.

Leia também:
Crianças venezuelanas participam da abertura do projeto “O que queremos para o mundo?” em Cuiabá

O curso, voltado para crianças de 4 a 12 anos, os ensina sobre inteligência emocional. São dois encontros semanais em que os alunos trabalham as emoções por meio de atividades lúdicas, em grupos distintos.

Segundo Gina, a percepção emocional ajuda as crianças a reagirem adequadamente. A ideia foi preconizada pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Inclusive, a capacidade de regular as emoções auxiliam as crianças a ter mais sucesso junto aos pares, como, por exemplo, quando percebem as emoções dos outros e interagem com sucesso no momento em que um amigo o magoa ou está zangado.    

 “Vivo essa experiência maravilhosa com meus alunos da ‘Jornada das Emoções’, com meus pacientes no consultório e em casa – como avó. É encantador ver o momento em que as crianças começam a identificar as emoções dentro delas e começam a falar juntos, citando exemplos. Aliás, nessa travessia é importante contar com um adulto ajudando-as a entender tudo isso – com acolhimento e auxílio para aprenderem a nomear o que sentem”, ressalta a psicóloga.

Durante o curso, os alunos trabalham a autoconsciência emocional, a gestão das emoções, como controlar produtivamente as emoções, a empatia e como gerir relacionamentos. Entre os benefícios, estão a melhora significativa de comportamentos agressivos e birras, maior facilidade de dialogar em momentos difíceis ou de conflito, maior facilidade de se expressar no mundo, maior autoestima e segurança, além da formação de pais mais assertivos e conscientes do seu papel.

“Nas aulas, as crianças têm contato consigo mesmas. Muitas não entendem o que sentem e não sabem reconhecer e diferenciar as cinco emoções: raiva, tristeza, alegria, medo e nojo – que, na vida adulta, ganham novas vertentes. O medo pode se manifestar em adultos como ciúme, preocupação, angústia, ansiedade e insegurança. Logo, quando uma criança compreende essas emoções, ela se torna uma adulto capaz de conhecer, controlar e respeitar os próprios sentimentos”.

Alícia Farias Harima, advogada e mãe da Luísa, conta que tais mudanças são facilmente perceptíveis após o curso. “Minha filhota participou da jornada. Foi ótimo. São visíveis as alterações comportamentais no lidar com as emoções. Vê-la reconhecendo seus sentimentos é incrível. Também faço orientação de pais, com a psicóloga Gina Coelho, para entender melhor minha princesinha e aprender a lidar com suas fases, além de procurar sempre aplicar uma comunicação não-violenta". 

O curso “Jornada das Emoções” está com matrículas abertas e vagas limitadas. As próximas turmas, período matutino e vespertino, terão início no dia 10 de novembro, na Academia Infantil Hora do Recreio.

Mais informações pelo contato (65) 98459-4348 ou pela FAN PAGE. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet