Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

Todos Pela Vida

Movimento social e biblioteca estadual organizam marcha de prevenção ao suicídio

Foto: Reprodução

Movimento social e biblioteca estadual organizam marcha de prevenção ao suicídio
O Setembro Amarelo passou, mas as intervenções de combate à depressão e prevenção do suicídio continuam: o movimento social “Clichês Na Rua”, em conjunto com a Biblioteca Estadual de Mato Grosso, organiza para o próximo sábado (10) a “1º Marcha Todos Pela Vida”. A concentração da manifestação começa às 7h, na Biblioteca Estevão de Mendonça, ao lado da Igreja Matriz.

Leia mais:
Coach que descobriu câncer de mama fala sobre resiliência e como encarar as adversidades


O Brasil registrou 11.433 mortes por suicídio em 2016, o equivalente a 31 casos por dia, o que representa um aumento de 2,3% em relação ao ano interior, conforme boletim publicado pelo Ministério da Saúde em 20 de setembro de 2010.

Por conta destes índices alarmantes, o movimento “Clichês Na Rua”, que já realizavam palestras preventivas com psicólogos e voluntários nas escolas municipais de Cuiabá, decidiu levar as apresentações das salas de aula para as principais avenidas da cidade, com palavras de solidariedade e informação.

O projeto “Todos Pela Vida”, que dá palestras nas escolas, foi criado neste ano, em parceria com a Biblioteca Municipal. “Criamos todo um cronograma e começamos a ir como voluntários, levando psicólogos, e a biblioteca apresentavam a importância do uso dela. Os [voluntários] Clichês encerram com algumas frases, por conta do assunto meio pesado, e levávamos uma palavra de autoestima, de amor ao próximo, respeito, dentro do colégio com o professor, de solidariedade de ajudar o colega com o estudo”, conta o co-fundador do movimento, Thiago Barbosa.

Foram convidados para a marcha a Secretaria da Cultura (SEC), Secretario de Educação Municipal e Estadual, Alex Passos e Marioneide Angélica Kliemaschewsk, Sintep e a Biblioteca Cumunitaria Saber com Sabor.

A marcha sairá da Biblioteca Estevão de Mendonça, em frente à Praça da República, às 8h, e seguirá até a Praça Clóvis Cardoso, no bairro Goiabeiras.

Clichês Na Rua

O grupo surgiu há três anos, colando lambe-lambe pelas ruas da cidade, com palavras de autoajuda, conforto ou inspiradoras. “Usamos esse nome Clichês Na Rua porque percebemos que muitas das falas que eram clichês, tinham um peso e importância na relação interpessoal das pessoas. E como é muito falado, acabam deixando de falar. Como é um clichê, o uso demais acabou em desuso, perdendo a importância”, explica Thiago.

Com o tempo, o movimento conseguiu autorização da Secretaria de Cultura (SEC) para realizar as intervenções na cidade. Além dos lambe-lambe, os cerca de 110 voluntários atualmente auxiliam na entrega de frases para as pessoas e na organização de eventos e feiras.

Serviço

Data:
sábado (10)
Horário: concentração às 7h
Endereço: R. Antônio Maria Coelho, 251 - Centro, Cuiabá - MT, 78020-270
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet