Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

Consciência negra

Bióloga realiza debate e oficina de turbantes para exaltar beleza da mulher negra

Foto: Arquivo Pessoal

Bióloga realiza debate e oficina de turbantes para exaltar beleza da mulher negra
Amarantha Tatys tem 31 anos e é bióloga, ela explica que a ideia da oficina surgiu como forma de melhorar a auto estima das mulheres, principalmente mulheres negras, apresentando as formas de amarração de turbantes, estética que exalta as origens crioulas. A oficina será realizada no dia 23 de novembro, das 8h30 às 11h30 no Sesc Casa do Artesão, a inscrição será dois litros de leite, as vagas são limitadas.
 
Leia mais
Mãe proíbe filha de brincar com criança de cinco anos por ser negra

Ela contou ao Olhar Direto que sempre faz eventos desse tipo em empresas, escolas e em grupo de mulheres com câncer. Durante a oficina será abordado a história do turbante e o empoderamento que ele significa para a estética da mulher negra. Amarantha faz parte do Instituto de Mulheres Negras (Imune), grupo que sempre faz ações para enaltecer e valorizar a cultura negra.

O Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso – IMUNE MT – é uma organização sem finalidades econômicas, criado em 2002 e legalmente constituído em 2007. Com o objetivo de defender a ampliação da democracia e igualdade racial, superar as desigualdades sociais e discriminação de gênero, além de orientar dinamicamente o processo de crescimento das mulheres para sua inserção no cenário econômico, politico e social, o Imune é presidido atualmente por Antonieta Luísa Costa, militante do movimento negro em Cuiabá há 26 anos.

Amarantha reforça que o Imune promove oficinas e cursos voltados ao empoderamento da mulher negra, “Provocamos debates junto aos poderes públicos, afim de chamar a atenção para essa parcela da sociedade que ainda é discriminada e por vezes massacrada”.

“Mulheres negras são mais vulneráveis, são essas mulheres que são grande maioria na periferia, é para essas pessoas que não existe política pública e as suas afirmativas. E é para esse grupo que tudo chega pela metade e quando chega, é para este grupo que a assistência é negada quando a mulher é vítima da violência”, afirma.

Serviço
dia 23 de novembro
Local: Sesc Casa do Artesão, Av. Tenente Coronel Duarte, 2140 - Centro Sul, Cuiabá
valor de inscrição: um litro de leite para comerciário e dois litros de leite para não comerciários
Das 8h30 às 11h30.
Pré-inscrições pelo site
Informações: (65) 3611-0500
15 vagas
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet