Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

Inscrições abertas

Pesquisadores de Barbados participam de seminário 'Multimundos' na UFMT

University of the West Indies

University of the West Indies

Dois pesquisadores de Barbados, pequeno país da América Central, vem a Cuiabá no próximo dia 26 de novembro, segunda-feira, para o I Seminário Internacional Multimundos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os professores são da University of the West Indies (UWI), e falarão sobre "Educação Globalizada, história, Imigração e Cultura".

Leia também:
UFMT recebe introdutor do Krav Maga no Brasil para palestra sobre a defesa pessoal israelense

Elaine Pereira Rocha é professora doutora do Departamento de História e Filosofia da University of the West Indies (UWI), e, da mesma universidade, Anthony Oliver Fisher é diretor executivo do China Institute of Information Technology.

A University of the West Indies (UWI) é uma das instituições parceiras do grupo de pesquisa Multimundos, que possui em sua rede pesquisadores do Brasil, Portugal, Moçambique, Canadá, além de Barbados. Na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o grupo está vinculado ao programa de pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (Ecco), da Faculdade de Comunicação de Artes (FCA).

De acordo com a assessoria, Elaine vai conduzir o painel "Derrubando muros: Migrações, Comunicações, Desenvolvimento Econômico e Conexões Inesperadas". A ideia é examinar o desenvolvimento brasileiro desde a independência, sob a perspectiva das parcerias internacionais para o desenvolvimento, com enfoque no capital inglês aplicado ao desenvolvimento de projetos de infraestrutura em diferentes regiões no país.

Ela também vai discutir o conceito de desenvolvimento econômico que relegou economias periféricas – porém essenciais – à invisibilidade. Essas economias estão no cerne dos movimentos populacionais que levam trabalhadores de uma região para outra. A absorção do trabalhador imigrante, seja ele originário do mesmo país ou de países estrangeiros, é parte do processo de internacionalização. Assim como a eliminação de barreiras legais e culturais que nos levam a rejeitar o novo e o desconhecido, como o racismo, exemplifica a historiadora.  

Logo depois, Anthony Oliver fala sobre "Educação na era global: parcerias estratégicas rompendo o isolamento". Para o pesquisador, a internacionalização da educação é uma necessidade imediata. "É o momento de romper com as paredes imaginárias que nos mantiveram sempre na órbita da Europa Ocidental e dos Estados Unidos da América, quando pensamos em internacionalização", defende.

Exemplo disso é o Caribe, explica Fisher, uma região formada por países chamados "nanicos", alguns com menos de cem mil habitantes, que é um excelente estudo de caso sobre como as parcerias internacionais podem ajudar no desenvolvimento de uma rede global de conhecimento, negócios e soluções.

O I Seminário Internacional Multimundos é gratuito e será realizado no auditório do Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (Musear) da UFMT, das 13h30 às 17h30 de 26 de novembro. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet e as vagas são limitadas.
 
Sobre Multimundos

O Multimundos foi criado em 2018, e abrange diferentes áreas: comunicação, filosofia, educação, história, cultura, artes, audiovisual, design, tecnologia, entre outras.

Seu objetivo é questionar como são construídos os novos modos de conhecimento e as formas contemporâneas de comunicação e cultura. Os estudos também buscam identificar o papel de novas linguagens - como o audiovisual e a transmídia - na constituição e na disseminação de conhecimento.

O projeto surge em meio ao avanço das mídias digitais, à ampliação de espaços não formais de educação e disseminação de informação, à presença constante de processos audiovisuais no dia a dia. Nesse contexto ainda se destacam os trabalhos colaborativos em rede, a circulação de notícias falsas e o autoaprendizado.
 
Tudo isso exige pesquisas sobre a comunicação contemporânea, sobre os novos modos de aprender e compreender, os impactos na educação, no pensamento filosófico e nos saberes populares, afirmam os professores que compõem a rede no Brasil.
 
Serviço

I Seminário Internacional Multimundos
Quando: 26 de novembro de 2018, das 13h30 às 17h30.
Onde: Auditório do Museu Rondon, UFMT, Cuiabá.
Link para inscrições 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet