Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

musica

Orquestra Sinfônica encerra temporada 2018 com clássicos em Cuiabá

Foto: Reprodução

Orquestra Sinfônica encerra temporada 2018 com clássicos em Cuiabá
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza na próxima sexta-feira (7), a ultima apresentação da temporada 2018. O espetáculo faz parte da série “Gabriel Novis Neves”, cujo mote é a música erudita sinfônica. A apresentação será às 20h no Teatro Universitário e integra a Agenda Cuiabá Tricentenária em comemoração aos 48 anos da Universidade. A entrada é gratuita e os ingressos estão sendo distribuídos na Supervisão da Orquestra, no complexo do Centro Cultural no Câmpus de Cuiabá, das 8h às 11h30 e das 14h às 18h, com limite de dois convites por pessoa.
 
Leia mais
Flor Ribeirinha abre novas inscrições para formar ‘sementinhas’

Dividida em duas partes, a última apresentação de 2018 da Orquestra trará novos e antigos sentimentos ao público presente. A primeira parte é garantida por um programa que contará com canções de Franz Von Suppé (“Cavalaria Ligeira”), Samuel Barber (“Adágio para Cordas”) e Pyotr Ilyich Tchaikovsky (“Valsa das Flores”, do balé “O Quebra Nozes”). 

“O repertório é bastante conhecido de todo o público. Já que é um concerto festivo, que integra a comemoração dos 48 anos da universidade e encerra a temporada da Agenda Tricentenária, programei obras conhecidas de conhecimento popular. A abertura da ‘Cavalaria Ligeira’ é muito famosa, quando começa a tocar todo mundo conhece. ‘Adágio para cordas’ foi trilha do filme ‘Platoon’ e é uma obra com densidade artística muito profunda que provca uma reflexão absoluta. Fecha a primeira parte do programa, faremos a ‘Valsa das flores’ do balé ‘O Quebra Nozes’ talvez a parte mais famosa”, explica o regente da Orquestra, maestro Fabricio Carvalho 

Já a segunda parte será a reapresentação da obra “Concerto Tricentenário para Piano e Orquestra”, cuja estreia mundial foi realizada pela Orquestra Sinfônica da UFMT em agosto deste ano. “Em função do sucesso que foi, com solicitação das pessoas que não puderam assistir a primeira apresentação e atendendo a um pedido da reitora, professora Myrian Serra, faremos a nova exibição que contará mais uma vez com a participação do pianista Pedro Calhao e do compositor da obra, Jether Garotti Jr.”, completa o maestro.

Ensaio aberto 
Uma das inovações realizadas durante esta temporada está mantida para a última apresentação de 2018: a realização de um ensaio aberto. Sempre realizado em horários alternativos à apresentação, desta vez a atividade será realizada na véspera do concerto, na quinta-feira (06), a partir das 19h. Neste evento, que também acontece no Teatro Universitário, não é necessária a retirada antecipada de convites. 
Segundo Fabricio Carvalho, os ensaios abertos, além de trazer um público novo e desmistificar o acesso a um espetáculo de orquestra, contou com lotação entre 50% e 60% do espaço. “A experiência deu muito certo e certamente vamos continuar com ela em 2019”, finaliza.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet