Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

exclusividade

Cuiabanos podem encontrar azeites gregos, italianos, espanhóis e chilenos na capital

Foto: Da Assessoria

Cuiabanos podem encontrar azeites gregos, italianos, espanhóis e chilenos na capital
Utilizado em peixes, saladas, pratos diversos e até como cosméticos, os azeites são ‘queridinhos’ dos mato-grossenses durante todo o ano. Na época das festas de Natal e Ano Novo e confraternizações, no entanto, aumenta ainda mais a procura por seus diferentes tipos. Nos Supermercados Big Lar, por exemplo, é possível encontrar com exclusividade rótulos de diversos países.

Leia também:
Pizza do Dom Sebastião é escolhida uma das onze melhores de São Paulo
 
Mario Marcio de Campos, sommelier da rede, conta que os azeites vem de Portugal, Itália, Espanha, Chile e Grécia, tradicionais na produção, e também de diferentes lugares do Brasil, como Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Muitos dos rótulos são comercializados com exclusividade no BigLar, como o azeite grego Kalamaki, italianos De Cecco, Alce Nero, Olitalia,  Canpez e Clemente, português Porto Union, espanhol Monumental e os chilenos Sol e Limari, todos extravirgens, com preços competitivos e de alta qualidade, itens considerados indispensáveis pela rede de supermercados.
 
"O melhor azeite é aquele que vai agradar o seu paladar e a sua receita. Têm alguns que são mais suaves, outros mais picantes, outros um pouco mais intensos e frutados. Existe uma grande variedade, assim como acontece com os vinhos, e eu posso consumi-lo em saladas, em pratos e usar na culinária de maneira geral", completa Mario Marcio.
 
Além da gastronomia, existem apreciadores que tomam o azeite no desjejum, e também os que utilizam como cosméticos, para hidratação da pele e dos cabelos. Segundo o sommelier, no entanto, é preciso saber escolher. "É importante adquirir azeites em locais de procedência. Procure um profissional, uma pessoa do supermercado que possa te orientar, geralmente os repositores, os atendentes e nós mesmos sommeliers podemos orientar os nossos clientes a fazer a melhor escolha do azeite para o dia a dia ou para o prato e a ceia de Natal e Ano Novo", conclui o sommelier.
 
Uma das características a ser observada para comprar um bom azeite é a acidez. Segundo a União Europeia, os azeites de oliva extra virgens são aqueles obtidos a partir da primeira prensagem e que têm intacta as suas propriedades naturais e que seu grau de acidez seja de até 0,8%. Considera-se de oliva virgens os que possuem acidez entre 0,8 e 2%, e os chamados azeites lampantes e correntes, usados como combustível, principalmente para acender lamparinas e lubrificar máquinas, possuem acidez superior a 2% e são impróprios para o consumo.
 
A acidez é uma análise química,dos ácidos oleicos da azeitona, feita em laboratórios e por profissionais credenciados, que serve como parâmetro de identificação da qualidade da azeitona quando foi feito o azeite. No entanto, existem outras características do azeite que não podem passar despercebidas. "Atente-se ao tipo de azeite que está levando (sempre dê preferência em consumir os do tipo extra virgem), a data de produção e envase do produto (quanto mais fresco o azeite, melhor), a sua origem e procedência e embalagens que isolem o produto da luz e do ar, evitando a sua oxidação. Seguindo essas dicas você comprará um azeite de melhor qualidade e não apenas um produto com menor acidez", conclui a azeitóloga Ana Beloto, degustadora formada na Espanha e na Itália.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet