Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

Solidariedade

Iniciativa liga refugiados a famílias dispostas a recebê-los na ceia de Natal em Cuiabá; saiba como participar

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Iniciativa liga refugiados a famílias dispostas a recebê-los na ceia de Natal em Cuiabá; saiba como participar
Em 2016, a Organização Não Governamental Migraflix criou o projeto ‘Meu Amigo Refugiado’, com o objetivo de promover encontros entre famílias de refugiados e brasileiras em datas especiais, como o Natal. Em Cuiabá, inspirada neste projeto, o Centro de Pastoral para Migrantes de Cuiabá decidiu aderir à ideia.

Leia também:
Pastoral pede doações para realizar festa natalina para crianças venezuelanas e haitianas; saiba como doar
 
Com o tempo corrido de final de ano, no entanto, a Pastoral não conseguiu ajudar os refugiados a se inscreverem pelo site – que funciona majoritariamente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Por este motivo, decidiu abrir os emails e telefones para aqueles que quiserem convidar os refugiados para a ceia na noite do dia 24 de dezembro, ou para o almoço do dia 25.
 
O Centro de Pastoral para Migrantes, também conhecida como Casa do Imigrante, está com lotação máxima, são 110 pessoas vivendo temporariamente no lar em busca de emprego e de condições melhores de vida, “Muitos desses imigrantes vieram refugiados do seu país e estão aqui em busca de dignidade, de oportunidade”, salientou José Karazewski, zelador da unidade, em entrevista ao Olhar Direto em 26 de novembro.

No início do mês, dia 2 de dezembro, a Pastoral realizou uma festa de Natal para crianças venezuelanas e haitianas, e também arrecadou doações para entregar cestas básicas para as famílias. No entanto, existem aquelas pessoas que estão sozinhas no Brasil, e não têm com quem passar a ceia. “Temos duas mulheres com crianças, três grávidas, e os que estão sozinhos... homens e mulheres haitianos, cubanos, venezuelanos e africanos”, explica a coordenadora da Pastoral, Eliana Aparecida.

Segundo a Ong Migraflix, no ano de 2017 mais de 33 mil pessoas haviam pedido refúgio no Brasil, “mas apenas dez mil já possuem o registro dado pelas autoridades brasileiras.  Esses números vêm crescendo ano a ano por conta das crises na Síria,
Venezuela, República Democrática do Congo, entre outros países”.

Inscreva-se

Para os que quiserem receber as famílias, é necessário enviar um email para a pastoral dizendo quantas pessoas pode receber, e se será na noite de 24 ou no almoço do dia 25.

Vale lembrar que é necessário buscar a família na Pastoral e levá-los de volta, seja no mesmo dia ou, se preferir, na manhã seguinte. Também é preciso combinar um horário com o vigia para buscá-los e levá-los, pois o portão fecha das 20h às 6h da manhã.

As inscrições devem ser feitas até dia 19 de dezembro, quarta-feira, pelo email cpmigrante@gmail.com, telefone (65) 3641-1451 (a tarde), ou (65) 99958-3343 (Falar com Eliana).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet