Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

Penumbra

Companhia apresenta espetáculo de teatro de sombras e arrecada dinheiro para vivência no RS

Foto: Divulgação

Companhia apresenta espetáculo de teatro de sombras e arrecada dinheiro para vivência no RS
O grupo de teatro mato-grossense Penumbra apresenta, na próxima sexta-feira (11), o espetáculo de sombras ‘A Vila de Pantolux’, no Cine Teatro de Cuiabá. A peça foi criada durante o projeto de Teatro de Formas Animadas 2018, do Sesc Arsenal, com apoio da artista convidada Juliana Graziela, e já foi apresentada três vezes no teatro do Sesc.

Leia também:
Formandos da MT Escola de Teatro apresentam espetáculo sobre o envelhecimento e a vida em família

Desta vez, o espetáculo será levado para o Cine Teatro, e o dinheiro arrecadado com a bilheteria será usado para ajudar o grupo a participar da residência artística ‘Territórios Desconhecidos - Vivência no Teatro de Sombras’, que acontece pela 6ª vez no Espaço de Residências Artísticas Vale Arvoredo, na cidade de Morro Reuter, região serrana do Rio Grande do Sul, de 20 a 27 de janeiro 2019.

A vivência é realizada pelos integrantes da Cia Teatro Lumbra (RS), coletivo que é referência internacional nessa linguagem. Foi o diretor da companhia, Alexandre Fávero, que convidou o grupo mato-grossense. Durante o evento, os integrantes exercitam, em grupo, práticas e estudos sobre a linguagem do teatro de sombras moderno, com uma metodologia exclusiva e multidisciplinar.

O que for arrecadado com o espetáculo vai ajudar o Penumbra nos custos com as passagens áreas e o valor de cada inscrição, que cobre hospedagem e alimentação. O grupo também pede ajuda a instituições ou empresas dispostas a patrociná-los.

A peça conta a história de uma mãe, um filho e um amigo que vivem em uma vila. De acordo com a assessoria, a ideia do enredo veio da vontade de falar de ciência, em estudos de geração de eletricidade que abastece uma população. “Chegamos a figura de uma usina hidrelétrica, com isso achamos então o mote para nossa história, em que acompanhamos uma vila do interior, que sente necessidade de cada vez mais consumir energia. Até que ponto é possível?”.

Além de Juliana Graziela, que se tornou artista residente, o grupo é formado por Elton Martins, Jair Junior, Jone Sayd e Julio Rocha. Também auxiliaram na montagem cênica Rafael Curci (SP) e Alexandre Fávero (RS), dois artistas importantes e reconhecidos que trabalham com Teatro de Sombra.
 
Serviço

Espetáculo A Vila de Pantolux
Local: Cine Teatro Cuiabá -Teatro
Data: 11 de janeiro de 2019
Horário: 20 horas
Ingressos: R$ 10,00 meia e R$ 20,00 inteira (O horário de funcionamento da bilheteria do Cine Teatro Cuiabá é das 14:00 às 18:00 terça-feira a sexta-feira, também será vendido no dia do espetáculo uma hora antes).
Classificação: Livre
Informações: (65) 99304-5542
 
Ficha Técnica

Elenco-Sombristas: Elton Martins, Jair Junior, Jone Sayd e Julio Rocha; Direção: Juliana Graziela; Dramaturgia: Grupo Penumbra; Sonoplastia: Jair Junior; Iluminação: Julio Rocha; Criação de figuras: Jone Sayd e Grupo Penumbra; Produção artística e executiva: Juliana Graziela.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet