Olhar Conceito

Sexta-feira, 22 de março de 2019

Notícias / Pets

Emanuel cria Fundo de Bem Estar Animal e quer captar recursos para proteção dos pets

Da Redação - Isabela Mercuri

11 Jan 2019 - 11:46

Foto: Reprodução

Emanuel cria Fundo de Bem Estar Animal e quer captar recursos para proteção dos pets
O prefeito Emanuel Pinheiro criou, no último dia 4 de janeiro, o Fundo de Bem Estar Animal (Funbea), com o objetivo de captar e aplicar recursos visando o financiamento, investimento, expansão, implantação e aprimoramento desses programas de proteção e bem estar dos animais.

Leia também:
Opa-MT pede doações de roupas e sapatos para bazar animal

De acordo com a assessoria, esse foi um compromisso firmado com a população cuiabana pelo prefeito. “A proteção ao animais é um avanço da sociedade atual, não é possível mais ser considerado ‘normal’ assistir agressões ou maus-tratos e simplesmente fingir que o problema não é nosso. A responsabilidade é de todos nós e eu enquanto prefeito, vou fazer o que estiver ao meu alcance para minimizar o sofrimento destes seres indefesos”, afirma.

A criação deste fundo foi uma das prioridades estabelecidas na gestão de Pinheiro. O Fundo Público Municipal é uma unidade contábil/orçamentária especial, sem personalidade jurídica própria, satisfeita nos termos da Lei número 6.344.

“A causa animal é um clamor nacional, mas, apesar de serem amplamente divulgadas notícias realizadas a maus-tratos e abandonos, casos como esses tem se tornado cada vez mais comum na sociedade. Diante desse cenário, Cuiabá não poderia ficar de fora sem estabelecer políticas públicas que fortaleçam ações protetivas. Esse fundo será de extrema importância para que sejam elaborados projetos e colocados em prática”, esclareceu o prefeito Emanuel Pinheiro.

Os recursos do fundo, segundo Emanuel, serão usados para custeio e financiamento de ações de controle e fiscalização de planos, programas e projetos especificamente voltados aos fins a que se destina a política pública voltada ao bem estar dos animais na Capital.

“Gostar ou não de animais pode ser uma opção, mas respeitar e reconhecer o seu valor é dever de todos. Quaisquer atos de maus-tratos, crueldade em geral, abandono e posse irresponsável são atos criminosos, que devem ser punidos com rigor, por afrontar direitos e garantias fundamentais dos animais”, finaliza.

10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Marcos Caliani
    12 Jan 2019 às 07:07

    Parabéns a administração pública municipal por esta iniciativa,sou médico veterinário e como tal sabemos o quanto é desprezado por alguns o direito a bem estar animal nas vias urbanas. É um caminho longo a ser percorrido e traçado, mas sem o início da abertura deste caminho ficamos somente no discurso. Sou contra maus tratos é lógico, mas também a ideia de pássaros em minúsculas gaiolas, que para o simples sabor de ouvir o seu canto de tristeza por não ter a liberdade, alguns humanos acham bonitos este tipo de canto, hoje com as mídias sociais móveis você pode se deliciar com os cantos mais felizes daqueles que estão em liberdade!

  • JOSEFA PAULA
    11 Jan 2019 às 16:58

    ESPERAREMOS ANSIOSAMENTE!

  • suely
    11 Jan 2019 às 16:57

    Parabéns prefeito pelo reconhecimento dos animais. Vamos protege-los.

  • TEREZINHA MARTINS LEITE
    11 Jan 2019 às 15:22

    Aproveita pra aprovar projeto de lei sobre tração animal. Calamidade os maus tratos que os carroceiro fazem com os animais. Está na Câmara parado há anos

  • Mariana
    11 Jan 2019 às 15:22

    Tomara que dê certo e sirva de modelo para outros prefeitos. Com parceria com universidades de veterinária para castração gratuita seria uma boa coisa a se fazer também .

  • adriano real moreira
    11 Jan 2019 às 15:11

    Parabéns Saula que esta a frente da Secretaria de Bem Estar Animal e ao nosso prefeito espero que agora o olhar aos animais em situação de vulnerabilidade mude!

  • JUSTO VERISSÍMO
    11 Jan 2019 às 14:37

    BOA INICIATIVA PREFEITO, PARABÉNS.

  • Ellen
    11 Jan 2019 às 12:41

    Parabéns prefeito pelo reconhecimento dos animais. Vamos protege-los.

  • suielga da silva
    11 Jan 2019 às 12:40

    um hospital veterinário publico seria uma ajuda muito grande, eles não seriam abandonados como são com frequência.

  • Pedro
    11 Jan 2019 às 12:19

    Muito bem. É necessário, sim!!

Redes Sociais

Sitevip Internet