Olhar Conceito

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

cardiologia

30% dos casos de ataque cardíaco no Brasil são fatais

Foto: Reprodução

30% dos casos de ataque cardíaco no Brasil são fatais
No Brasil, 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos; em 30% dos casos o ataque cardíaco é fatal (fonte ministério da saúde).

As Doenças cardiovasculares (DCVs) são a causa número 1 de mortes em todo o mundo: mais pessoas morrem anualmente de doenças cardiovasculares do que de qualquer outra causa.

Estima-se que 17,9 milhões de pessoas morreram de DCVs em 2016, representando 31% de todas as mortes globais. Destas mortes, 85% são devidas a ataques cardíacos e derrames.

Mais de três quartos das mortes por DCV ocorrem em países de baixa e média renda.
Dos 17 milhões de mortes prematuras (com menos de 70 anos) devido a doenças não transmissíveis em 2015, 82% estão em países de baixa e média renda e 37% são causadas por DCVs.

A maioria das doenças cardiovasculares pode ser prevenida tratando-se de fatores de risco comportamentais como uso de tabaco, dieta não saudável e obesidade, inatividade física e uso nocivo de álcool usando estratégias de toda a população.

Pessoas com doença cardiovascular ou com alto risco cardiovascular (devido à presença de um ou mais fatores de risco, como hipertensão, diabetes, hiperlipidemia ou doença já estabelecida) precisam de detecção e tratamento precoces usando aconselhamento e medicamentos, conforme apropriado.

O que são doenças cardiovasculares?
 
As doenças cardiovasculares (DCVs) são um grupo de distúrbios do coração e vasos sanguíneos e incluem:
 
doença cardíaca coronária - doença dos vasos sanguíneos que suprem o músculo cardíaco;
doença cerebrovascular - doença dos vasos sanguíneos que alimentam o cérebro;
doença arterial periférica - doença dos vasos sanguíneos que suprem os braços e pernas;
doença cardíaca reumática - danos no músculo cardíaco e nas válvulas cardíacas da febre reumática, causadas por bactérias estreptocócicas;
cardiopatia congênita - malformações da estrutura cardíaca existentes no nascimento;
trombose venosa profunda e embolia pulmonar - coágulos de sangue nas veias da perna, que podem desalojar e passar para o coração e os pulmões. 

Ataques cardíacos e derrames cerebrais geralmente são eventos agudos e são causados ​​principalmente por um bloqueio que impede que o sangue flua para o coração ou para o cérebro. A razão mais comum para isso é o acúmulo de depósitos de gordura nas paredes internas dos vasos sangüíneos que suprem o coração ou o cérebro. Derrames também podem ser causados ​​por sangramento de um vaso sanguíneo no cérebro ou de coágulos sanguíneos. As causas de ataques cardíacos e derrames são geralmente a presença de uma combinação de fatores de risco, como tabagismo, alimentação inadequada e obesidade, sedentarismo e uso nocivo de álcool, hipertensão, diabetes e hiperlipidemia.
 
Quais são os fatores de risco para doença cardiovascular?

Os  fatores de risco comportamentais mais importantes de doença cardíaca e acidente vascular cerebral são dieta não saudável, inatividade física, uso de tabaco e uso nocivo de álcool. Os efeitos dos fatores de risco comportamentais podem aparecer em indivíduos como pressão arterial elevada, aumento da glicose no sangue, aumento de lipídios no sangue e sobrepeso e obesidade.

A cessação do uso do tabaco, redução de sal na dieta, consumo de frutas e legumes, atividade física regular e evitar o uso nocivo do álcool têm mostrado reduzir o risco de doença cardiovascular. Além disso, o tratamento medicamentoso de diabetes, hipertensão e lipídios sanguíneos elevados pode ser necessário para reduzir o risco cardiovascular e prevenir ataques cardíacos e derrames. Políticas de saúde que criem ambientes favoráveis ​​para tornar escolhas saudáveis ​​acessíveis e disponíveis são essenciais para motivar as pessoas a adotarem e manterem um comportamento saudável.
 
Quais são os sintomas comuns das doenças cardiovasculares?

 
Sintomas de ataques cardíacos e derrames
 
Muitas vezes, não há sintomas da doença subjacente dos vasos sanguíneos. Um ataque cardíaco ou derrame pode ser o primeiro aviso de doença subjacente. Os sintomas de um ataque cardíaco incluem:
 
dor ou desconforto no centro do peito;
dor ou desconforto nos braços, no ombro esquerdo, nos cotovelos, na mandíbula ou nas costas.
Além disso, a pessoa pode sentir dificuldade em respirar ou falta de ar; sentir-se doente ou vomitar; sentindo-se tonto ou fraco; transpirando em suor frio; e ficando pálido. As mulheres são mais propensas a ter falta de ar, náuseas, vômitos e dor nas costas ou no maxilar.
 
O sintoma mais comum de um derrame é a fraqueza súbita do rosto, braço ou perna, mais frequentemente em um dos lados do corpo. Outros sintomas incluem o início súbito de:
 
dormência da face, braço ou perna, especialmente em um lado do corpo;
confusão, dificuldade em falar ou entender fala;
dificuldade de ver com um ou ambos os olhos;
dificuldade em andar, tontura, perda de equilíbrio ou coordenação;
dor de cabeça severa sem causa conhecida; e
desmaio ou inconsciência.
Pessoas com esses sintomas devem procurar atendimento médico imediatamente


*Dr. Juliano é cardiologista intervencionista  da Santa Casa de Cuiabá (RQE- 2724) e atende na Clinmed (Coração em dia) Rua Jaques Brunini – Jd. Europa 36343888/999142255; no IOCI – Jardim Italia – 30277000; no Hospital de Olhos e Espaço Piu Vita - 3056-7800.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet