Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

zama

Representante argentino ao Oscar 2018 é exibido no Cine Teatro

Foto: Reprodução

Representante argentino ao Oscar 2018 é exibido no Cine Teatro
O filme argentino Zama (2017), da diretora Lucrécia Martel, que foi selecionado para ser o representante do país no Oscar 2018, será exibido nessa terça-feira (5), no Cine Teatro de Cuiabá, a partir das 19h30. O longa, que é uma alegoria sobre o passado colonial das Américas, faz parte da mostra “Vitrine Filmes”. Os ingressos custam R$4 (inteira) e R$2 (meia).

Leia mais:
Veja trailers dos filmes que integram programação de mostra que acontece até março em Cuiabá


O longa narra a história de um oficial da Coroa Espanhola que deseja partir para Buenos Aires. Ele junta-se a um grupo de soldados à caça de um perigoso bandido, e explora terras distantes habitadas por índios selvagens.

Ainda que incorpore elementos oníricos no filme, como governantes patéticos com perucas de cortes européias e índios percorrendo os espaços nus, além de uma lhama aparecendo em um escritório, Zama é impressionantemente real ao abordar um retrato político de vários outros tempos.

O filme é uma coprodução de vários países, Brasil inclusive, e traz Matheus Nachtergaele, com o talento habitual, no papel de um inimigo perseguido pela Coroa.
Mostra Vitrine Filmes

Zama faz parte da mostra Vitrine Filmes, que conta com dez exibições de filmes que foram destaque ou premiados em festivais internacionais.

“A Mostra Vitrine é uma oportunidade para o público local entrar em contato com filmes brasileiros e também coproduções com outros países, como Zama, da Lucrécia Martel, e Los Territorios, do Ivan Granovsky. Os filmes são distribuídos pela Vitrine Filmes e não foram exibidos em 2018 na Sessão Vitrine, que aconteceu uma vez por mês na programação do projeto Encontros com Cinema”, explica o curador de cinema do Cine Teatro, Diego Baraldi.

Veja o trailer e sinopse dos próximos filmes:

05/02 - Zama



Lucrecia Martel/2017/Argentina, Brasil, Espanha, França, México, Portugal, Estados Unidos/ ficção/1h55’

Zama, um oficial da coroa Espanhola, nascido na América do Sul, aguarda por uma carta do rei outorgando-lhe a transferência da cidade em que se encontra estagnado para um lugar melhor. Sua situação é delicada. Ele deve garantir que nada ofusque sua transferência. Zama é forçado a aceitar, submisso, cada tarefa a ele encomendada pelos sucessivos governadores que vão e que vêm enquanto ele é deixado para trás. Passam-se os anos e a carta do rei nunca chega. Quando Zama percebe que tudo está perdido, junta-se a um grupo de soldados que sai em busca de um perigoso bandido.

12/02 - Los Territorios


Ivan Granovsky/2017/Brasil-Argentina /Doc-Ficção/90’
 
Depois do ataque ao jornal Charlie Hebdo em Paris, Ivan, o filho fútil de um importante jornalista argentino, embarca em uma jornada perseguindo diferentes eventos e conflitos geopolíticos ao redor do mundo. No entanto, encontrar os acontecimentos na linha de frente é uma tarefa árdua. E ainda mais difícil do que se tornar um correspondente de guerra é marcar as fronteiras entre sua vida, o egocentrismo que o guia, seu pai e os conflitos globais da atualidade.

19/02 - Paulistas


Daniel Nolasco/2017/Brasil/documentário /76′

Paulistas e Soledade são duas regiões rurais localizadas no sul de Goiás. No começo da década de noventa o êxodo rural foi intensificado com a expansão da monocultura agrícola e a exploração dos recursos hídricos. Desde 2014, não existem mais jovens morando na região. Estamos em julho, mês de férias. Época em que os filhos visitam a casa dos pais.

26/02 - Diamantino 


Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt/2018/Brasil-Portugal-França/Ficção/99’

Diamantino, o maior jogador de futebol do mundo, perde seu talento e encerra sua carreira em desgraça. Em busca de um novo propósito na vida, o ícone internacional embarca numa odisseia delirante, onde ele enfrenta o neofascismo, a crise dos refugiados, mutações genéticas, e a busca pela origem de seu gênio.

Festivais e prêmios

- Vencedor da 57º Semana da Crítica de Cannes – 201843ª Festival de Toronto
- 42ª Mostra de Cinema de São Paulo
- 20º Festival do Rio

12/03 – Tinta Bruta


Filipe Matzembacher e Marcio Reolon/2018/Brasil/drama/118’

Enquanto responde a um processo criminal, Pedro é forçado a lidar com a mudança da irmã para o outro lado do país. Sozinho no escuro do seu quarto, ele dança coberto de tinta neon, enquanto milhares de estranhos o assistem pela webcam.

19/03 – Pela Janela


Caroline Leone/2018/Brasil – Argentina/ficção/84′

O filme conta a história de Rosália (Magali Biff), uma operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Ela é demitida, e, deprimida, é consolada pelo irmão José (Cacá Amaral), que resolve levá-la junto com ele em uma viagem de carro até Buenos Aires. Na viagem, Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana, começando uma jornada que sutilmente transformará uma parte essencial dela mesma.
 
Festivais e Prêmios

- 46º International Film Festival Rotterdam 2017 – Seção Bright Future – Prêmio FIPRESCI (Prêmio da Crítica Internacional)
- Habana Films Festival – Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano – Prêmio de Contribuição Artística
- 45º Festival de Gramado – Competição Oficial
- 41ª Mostra Internacional de São Paulo
- Panorama Internacional Coisa de Cinema – Melhor Filme
- X Janela Internacional de Recife
- Festival East West Russia 2017
- Malatya IFF (Turquia) – International Competition Films
- 12º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro – Melhor atriz pra Magali Biff, Melhor ator coadjuvante para Cacá Amaral e Melhor Som

26/03 – Benzinho


Gustavo Pizzi/2018/Brasil-Uruguai/Ficção/97′

Irene (Karine Teles) mora com o marido Klaus (Otávio Müller) e seus quatro filhos. Ela está terminando os estudos enquanto se desdobra para complementar a renda da casa e ajudar a irmã Sônia (Adriana Esteves). Mas quando seu primogênito Fernando (Konstantinos Sarris) é convidado para jogar handebol na Alemanha, ela terá poucos dias para superar a ansiedade e ganhar forças antes de mandar seu filho para o mundo.

Festivais e premiações

- Festival Sundance, 2018 – Seleção Oficial
- Festival de Roterdã, 2018 – Mostra Voices
- Festival de Gramado, 2018 – Première Brasileira
- Festival de Málaga – prêmio de Melhor Filme pelo júri e pela crítica
- Festival de Cinema Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira – Melhor Filme pelo júri
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet