Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

após anos

Museu de Arte Sacra é reaberto com retábulos da antiga Catedral e visitação aos finais de semana

Foto: Protásio de Morais / Secom MT

Museu de Arte Sacra é reaberto com retábulos da antiga Catedral e visitação aos finais de semana
O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT) foi reaberto na noite da última quinta-feira (7), após passar anos com as portas fechadas. Agora, ele tem novas alas, mais acessibilidade, e funciona para visitação de quarta-feira a domingo, sempre das 9h às 17h.

O local, que já foi casa de Dom Aquino Corrêa, fica ao lado da Igreja do Bom Despacho, no complexo Seminário Nossa Senhora da Conceição, edificado em 1858. Durante a reabertura, foi lançado também o livro “Museu de Arte Sacra – Três décadas de Preservação, Valorização e Educação”, publicação que traz toda a historiografia desse museu que completa 39 anos em março. O livro, organizado pelos professores Renilson Rosa, Cristiane Thais do Amaral e pela diretora do MASMT, Viviene Lozi, revela os trabalhos desenvolvidos no museu – fundado em 1980 - nas últimas três décadas.

Leia também:
Museu de Arte Sacra de MT seleciona fotos para compor primeira exposição da temporada 2019

A cerimônia começou às 20h, e contou com a presença do governador Mauro Mendes, que afirmou que é muito importante para a sociedade valorizar sua cultura e revisitar sua história sempre. “Nenhum povo é capaz de caminhar em direção ao futuro sem compreender o presente e valorizar o passado. Estamos escrevendo a história agora também. Aquilo que seremos no futuro depende muito da nossa capacidade de compreender os desafios, tomar as decisões certas, arregaçar as mangas e trabalhamos juntos. Hoje estamos dando um passo importante, uma demonstração de que valorizamos e valorizaremos sempre todos aqueles que contribuíram e contribuem para a preservação da nossa cultura”.

De acordo com a assessoria do governo do Estado, um dos destaques da nova fase do museu é a ala reservada aos retábulos da antiga catedral, Igreja Bom Jesus de Cuiabá. São dois altares dos séculos XVIII e XIX, de 8 metros de altura cada, um neoclássico e outros barroco rococó, expostos pela primeira vez desde que a antiga Catedral foi demolida, em 1968.

“Estamos imensamente felizes por trazer este museu de volta à visitação. E mais felizes ainda por poder entregar também esses retábulos, tão representativos para a nossa história e nossa identidade”, comemora a coordenadora do MAS-MT, Viviene Lozi.

Segundo ela, no aniversário de 300 anos de Cuiabá, serão entregues outros dois retábulos barrocos da antiga Catedral. “Só tenho a agradecer pela confiança que o poder público depositou na instituição que já está à frente do museu há uma década”, referindo-se à Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso.

"Queremos fazer muito mais pelas artes e pelos agentes da cultura. É certo que já estamos nos organizando para reabrir outros equipamentos culturais tão importantes quanto este”, completou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec. Ele ainda afirmou que a retomada do museu é uma prova de que todos os esforços da atual gestão estarão voltados de maneira bastante sensível para o patrimônio histórico e cultural.

Allan ressaltou a importância da restauração dos retábulos, da conservação do acervo de peças de arte sacra e relembrou que o espaço é de uma riqueza histórica ímpar. “Há um século, esta era a morada de Dom Aquino Corrêa e hoje, o Museu salvaguarda parte de sua memorabília e conserva itens que trazem à memória outros importantes períodos da história mato-grossense. É uma honra poder participar deste momento”.

Serviço

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso fica na Praça do Seminário, na Rua Clóvis Hugney, 239, bairro Dom Aquino. Aberto à visitação de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h. Ingresso a R$5. Outras informações: (65) 3646-9101 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet