Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

hábitos saudáveis

Emagrecer para o Carnaval: confira dicas sobre o que fazer e evitar riscos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto/Reprodução

Emagrecer para o Carnaval: confira dicas sobre o que fazer e evitar riscos
A menos de um mês do Carnaval, muitas pessoas almejam a idealização do “corpo perfeito” para curtir o feriado prolongado – ainda mais quem vai viajar para regiões litorâneas. Entretanto, acabam optando por dietas arriscadas a curto prazo, e principalmente, após passada a data, voltam com os mesmos hábitos que não correspondem a um estilo saudável.

Leia mais:
Camuflagem de estrias e olheiras traz resultados imediatos ao paciente;Veja antes e depois!


Um clássico exemplo é apostar no erro de dietas restritas demais, como retirar carboidratos da alimentação – logo eles, que são a fonte de energia para o nosso corpo. Além disso, não repensar hábitos alimentares e praticar exercícios físicos pode levar ao temido “efeito sanfona”.

Ainda mais nessa época, aparecem aos montes dietas sem efeito prático nas redes sociais, como “dieta da sopa”, “dieta do ovo” ou jejuns sem acompanhamento prévio de um especialista – inclusive, o grande erro persiste em não procurar um profissional para auxiliar dentro de suas individualidades.
 

O Olhar Direto conversou com o nutricionista esportivo Leandro Freire, sobre como atingir o objetivo de chegar “sequinho” pro Carnaval e aproveitá-lo de forma saudável e sem neuras.

Confira a entrevista:

OD: O carnaval está chegando a menos de um mês, e muitas pessoas querem emagrecer para curtir o feriado. Quais são as dietas mais 'perigosas' a se fazer?

Bom, realmente é costume do brasileiro deixar tudo para última hora, o corpo também não poderia ficar pra traz, mas infelizmente o caso é mais sério, pois estamos falando de saúde, e com saúde não se brinca. Para conquistar um corpo rápido para o carnaval, a primeira coisa que se pensa é retirar o carboidrato todo da dieta, um erro clássico, pois esse nutriente tem papel fundamental na nossa homeostase, muito importante não só na produção de energia para o corpo, ele é também o principal substrato energético para o cérebro. Com a sua falta algumas pessoas sofrem vários sintomas indesejáveis, como tonturas, queda de pressão , irritabilidade, tremores e até desmaios pelo processo de hipoglicemia. Fazer jejum prolongado, também ocorre esses mesmos sintomas se não for bem orientado por um profissional, seguir  qualquer dieta da moda com base na restrição, infelizmente  pode trazer sérios danos físicos, metabólicos, sociais e emocionais.

OD: O que não se deve fazer para tentar atingir o resultado esperado?

Não fazer programação, quando se tem uma data especifica é o primeiro erro, essa mudança tem que acontecer com muito tempo de antecedência, pois sabemos que nada acontece a curto prazo. O corpo não se muda  do dia para noite, exceto quando se há desidratação, estratégia muito perigosa usada com lutadores, porém sempre acompanhada por profissionais.

Não buscar profissionais capacitados a individualizá-los, costumo dizer que encontrará dieta de todo mundo nas redes sociais, Google, etc ., menos a sua, então buscar um bom nutricionista  é fundamental , esse é o único profissional apto a te prescrever uma dieta individualizada.

Não se entupir de remédios para cortar fome, termogênicos e esteróides anabólicos que hoje infelizmente tornou se muleta prescrita para quem tem uma péssima alimentação e falta de bons hábitos de vida.

OD: Devido ao curto tempo, dá para emagrecer de forma saudável com apenas um mês? Quais as dicas para isso?

A dica é: não faça loucura, ainda é tempo de buscar um profissional nutricionista que avalie seu atual estado antropométrico e te oriente de maneira individualizada uma estratégia, podendo ela até ser mais restrita, porém com inteligência, assim é possível ter ótimos resultados em curto prazo sem perigos de transtornos nutricionais.

OD: O que as pessoas têm que fazer para atingir o resultado e não sofrer o efeito sanfona após o Carnaval?

Na realidade tudo que disse anteriormente, mudar de hábitos é o segredo, ter conhecimento, fazer dieta individualizada, ter um bom nutricionista que respeite suas individualidades, e principalmente não abandonar a atividade física, que quanto mais intensamente praticada com orientação de um profissional de educação física, mais resultados positivos na mudança da composição corporal terão.

OD: Quais as dicas sobre o que consumir durante o carnaval para manter o resultado?

Essa realmente é uma pergunta difícil. Seria hipocrisia de minha parte pedir para pessoas normais, não atletas competidores, carregar marmita para o carnaval. Não que seja errado, porem pouquíssimos tem essa facilidade, então costumo orientar meus pacientes a terem equilíbrio e se planejar com coisas básicas e fáceis de carregar, para evitar ficarem mais de 3 a 4 horas sem se alimentar. Para isso, castanhas, frutas, barras de proteína e até doses de Whey Protein irá auxiliar muito, e o principal: consumir muita água, principalmente quem consome bebida alcoólica.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet