Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

PRÊMIO PRESTIGIADO

Gerente da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça é indicada para premiação

Foto: Marcos Vergueiro

Gerente da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça é indicada para premiação
Mato Grosso pode alcançar destaque nacional na área da cultura. Nesta semana, a gerente da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, Elienes Maria Moreira, entrou na lista de indicações para a edição 2019 da Medalha Rubens Borba de Moraes, um dos mais prestigiados prêmios do setor bibliotecário.

Leia mais:
Manoel de Barros é tema de exposição no Itaú Cultural em São Paulo


O reconhecimento partiu do Conselho Regional de Bibliotecas da 1° Região, por entender a contribuição da gerente com o desenvolvimento da biblioteconomia social no Estado, que fortalece a relação com a comunidade, a inclusão social e a aproximação junto ao público. 

“Hoje pensamos a biblioteca como um lugar para além da leitura e da pesquisa, simplesmente. É um lugar de socializar, com ações que objetivam cativar a sociedade, e o desafio é fazer desse espaço um lugar de convivência e desenvolvimento. Mas é claro que nada disso seria possível sem o envolvimento de toda a equipe. Aqui trabalhamos sempre em conjunto”, comemora Elienes.

A Medalha Rubens Borba de Moraes é indicada aos melhores bibliotecários em exercício do Brasil. São levados em consideração o desempenho de suas funções, ações desenvolvidas, administração e resultados alcançados.

Se Elienes receber a premiação, esta será a segunda vez que uma bibliotecária, ligada à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, é condecorada. Em 2015, Ana Eloisa Pereira, profissional do Sistema Estadual de Bibliotecas, levou a medalha para casa, por ações voltadas ao desenvolvimento e automação das bibliotecas em Mato Grosso.

A solenidade que premiará os melhores bibliotecários de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, conhecida como 1° Região, ocorrerá no Palácio da Instrução, dia 18 de março, às 19h, com entrada franca. É importante salientar que a premiação ocorrerá no mês do bibliotecário e também, no mês de comemoração do aniversário da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, que faz aniversário dia 26 de março. 

Além de Elienes Maria Moreira, em Mato Grosso também foram indicadas as bibliotecárias Dinalva Gomes de Paiva e Cristina Lúcia de Alencar Araújo. Dinalva foi a primeira bibliotecária do Estado na década de 1970, na UFMT, fundadora da Associação de Mato-grossense de Bibliotecários. Cristina Lúcia foi responsável pelo projeto de implantação e do fortalecimento da Rede das Bibliotecas Municipais de ensino de Cuiabá, no escopo da Lei 12.244/10.

Os bibliotecários poderão votar no hotsite oficial da medalha (https://crb1medalha.wordpress.com/). Para votar é preciso ter registro no CRB-1, independente de estar ativo, transferido, licenciado ou aposentado. Todos os bibliotecários da região podem manifestar seu reconhecimento pela trajetória dos indicados de seu Estado. Para ler mais sobre os profissionais que concorrem à homenagem consulte as páginas das indicações por Estado (DF– GO – MT – MS).

Serviço
 
A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça está situada no Palácio da Instrução, na Rua Antônio Maria Coellho, 151, Centro de Cuiabá. O funcionamento ao público é das 12h às 18h. Telefone (65) 3613-9230.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet