Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

sabores próprios

Após perder os pais em acidente, sul-matogrossense se reergue com loja de empadas ao lado das filhas

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Eliane, Eline e Elisandra

Eliane, Eline e Elisandra

O ano de 2015 não foi fácil para a corumbaense Eliane Santana Miranda, 48. Em poucos meses, ela se separou do marido e perdeu o pai e a mãe em um acidente de carro. Chegou a ficar em depressão, mas conseguiu se reerguer graças à ajuda das duas filhas, Eline e Elisandra, e de um amor antigo: as empadas. Há pouco mais de dois anos, as três abriram a ‘Empada no Ponto’, no Jardim das Américas, e em pouco tempo já tem um público cativo.

Leia também:
Lanchonete tem chope a R$2,99 e rodízio de frutas, açaí, sorvete, cachorro quente e batata frita em Cuiabá

A história de Eliane com a gastronomia, no entanto, é bem mais antiga. Filha de um boliviano e uma carioca, ela veio para Cuiabá em 1999, numa moto com o então marido, para tentar a vida. Dois meses depois, já estava empregada na ‘Ice Bom’, onde fazia bolo gelado, e mandou buscar as duas filhas, uma com um ano e oito meses, e a outra com quatro anos.

Depois de quatro anos na empresa, ela passou a vender caldo de cana e pastel frito na hora na avenida XV de novembro, até que decidiu ir embora para um sítio em Livramento, para dar melhor qualidade de vida à sua filha mais nova, que tinha problemas respiratórios. Lá, aprendeu a fazer queijos e doces, e com isso conseguia se sustentar.

“Na época que eu mudei pro sítio, eu corri atrás junto com o órgão do pequeno agricultor familiar. Eu acionei o Senar, e eles falaram pra gente procurar na comunidade quem tinha interesse em fazer os cursos, que eles levariam. Eu ajeitei tudo, levei os cursos pra comunidade, mas querendo também aprender”, lembra. “E aprendi a fazer todos os derivados de leite, defumados de suínos... e vivi disso até o ensino médio das minhas filhas”.

Quando Eline e Elisandra cresceram, a família voltou para Cuiabá, e vendeu uma das terras que tinham comprado para investir na nova vida. O pai aconselhou Eliane a fazer as empadas, o que já era uma especialidade da família. Ela pegou a receita da massa com uma tia que trabalha com isso na Argentina, e fez cursos em Campo Grande, com uma ex-cunhada. Chegou a pensar em investir em uma franquia, mas ouviu conselhos dos amigos para criar a própria marca. Para isso, ainda estudou gastronomia no Senac e, em 2010, abriu as portas do ‘Ponto do Sabor’, no Goiabeiras.

A clientela era muito ressabiada em relação ao salgado, e uma das filhas teve a ideia de colocar na placa que aquela era a ‘melhor empada de Cuiabá’. A partir daí, as vendas ‘decolaram’. De repente, em 2015, tudo veio abaixo. “Foram duas coisas que marcaram muito minha vida, e eu entrei em depressão. A primeira foi meu divórcio, que me abateu muito, mas eu consegui me reestabelecer. E a segunda foi mais forte, eu perdi meu pai e minha mãe num acidente de carro”, lembra.

Depois disso, Eliane voltou para o sitio. “Minhas filhas viram que eu estava me afundando cada vez mais, eu estava morrendo aos poucos. Elas me fizeram voltar”. Foi na volta que surgiu a ‘Empada no Ponto’, local que fica no Jardim das Américas.

O resultado, mais uma vez, foi surpreendente. Tanto os clientes antigos, que já iam na região do Goiabeiras, quanto novos, se encantaram pelas receitas de Eliane. Atualmente, são treze sabores diferentes, desde os mais tradicionais até os especiais, criados por ela, como sete queijos com geleia de damasco; muçarela de búfala com geleia de pimenta e peito de peru defumado; e ricota com aspargo e tomate seco. Os preços variam de acordo com o recheio.



“Nós usamos ingredientes especiais, a manteiga é italiana, e muita coisa eu mesma produzo, como a geleia de pimenta. Eu cultivo a pimenta no sítio, e eu mesma faço”, garante. Ela também aceita encomendas de empadões.

A ‘Empada do Ponto’ funciona de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados das 8h às 17h. Mais informações pelo INSTAGRAM ou pelos telefones (65) 99920-7926 e (65) 3023-4661.

Serviço

Empada no Ponto
Endereço: Av. Brasília, 390 - Jardim das Américas
INSTAGRAM
Telefones:  (65) 99920-7926 e (65) 3023-4661
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet