Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cuiabá 300 anos

assista

Aprosoja faz homenagem aos 300 anos de Cuiabá em vídeo sobre 'agrosolidário'

Foto: Aprosoja

Aprosoja faz homenagem aos 300 anos de Cuiabá em vídeo sobre 'agrosolidário'
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) publicou, nesta semana, uma homenagem aos 300 anos de Cuiabá, por meio de um vídeo em que mostra o trabalho realizado pelo projeto ‘Agrosolidário’, programa de responsabilidade social que atende 13 entidades filantrópicas, somente na Capital. Ao todo, em Mato Grosso são 75 entidades.



Leia também:
Coral da UFMT apresenta 'Misa Criolla' e outras canções sacras na Catedral Metropolitana

“Desde a fundação da Aprosoja, nós produtores nos preocupamos em devolver todo carinho, acolhimento e oportunidade que essa terra nos ofereceu. O Agrosolidário nasceu e hoje nosso trabalho nesta gestão é de não apenas mantê-lo, mas ampliarmos um pouco mais as contribuições em todo Estado. Apesar de a grande produção de soja e milho de Mato Grosso estar no interior, Cuiabá é a Capital que acolhe todos esses produtores, pois é aqui que está a maior população urbana do Estado, consumidores do alimento produzido pelos nossos produtores. Além disso, aqui estão os Poderes Constituídos, a sede da Aprosoja e onde acontecem as maiores discussões políticas que impactam a população de modo geral”, avalia o presidente da Aprosoja, Antônio Galvan. O vídeo foi veiculado nos principais veículos de comunicação da Capital, e reforça a importância da relação entre campo e cidade.

O Hospital de Câncer de Mato Grosso é um dos ‘amigos’ da Aprosoja, beneficiado pelo projeto Agrosolidário desde 2012, quando a Associação encabeçou uma campanha para arrecadar recursos com destino a compra de móveis e equipamentos para uma nova ala da unidade hospitalar. Na ocasião, os produtores de Soja e Milho de Mato Grosso uniram-se e levantaram a quantia de R$ 1,5 milhão.

Em 2017, uma nova campanha em prol do HCan foi abraçada pela Aprosoja, desta vez para compra de equipamentos da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI) para atender pacientes de zero a 14 anos. Juntos, os mais de 5,5 mil associados arrecadaram o montante de R$ 750 mil.

Além das doações em dinheiro, a Aprosoja também ajuda com uma bebida feita de soja, que, de acordo com a assessoria, é rica em ferro, zinco, cálcio, carboidrato, proteína e fibras. Devido alto valor nutricional, no Hospital de Câncer de Mato Grosso a bebida de soja é inserida na dieta de pacientes em tratamento oncológico, por meio de sonda ou via oral.

“Essa bebida é fundamental, assim como o tratamento com medicamentos. Sem esses suplementos aumenta-se o risco de internação do paciente que acarreta em custo hospitalar. Então o Hcan também fornece gratuitamente a bebida para levarem e beberem em casa”, qualifica uma das nutricionistas do Hospital de Câncer, Camila Ferreira Nafioletti.

Desde 2011, o Instituto Flauta Mágica também faz parte do Agrosolidário. Com incentivo financeiro mensal, a entidade colabora com a manutenção do projeto que já atendeu uma média de 400 crianças de escola pública, por ano. A Aprosoja ajudou também na elaboração de projetos para capitanear recursos da política de incentivo a cultura, que contribuiu para a Turnê Flauta Mágica, em 2014, em que 42 crianças fizeram uma série de apresentações pela Europa. Em 2018, o grupo seguiu para os Estados Unidos com a apresentação. Em 2019 são 460 crianças assistidas na parceria.

Outra entidade que recebe a contribuição da Aprosoja é a Associação Mato-grossense de Cegos, localizada na região tradicional do bairro Porto, em Cuiabá. Desde agosto de 2018, a Aprosoja contribui com um valor mensal que garantem a manutenção predial e a continuidade de atividades desportivas, recreativas, aulas de informática, dentre outros. São mais de 300 deficientes visuais atendidos na Capital.

O Instituto dos Cegos que está no programa Agrosolidário desde 2014. Lá, são assistidas crianças, jovens, adultos e idosos com problemas de visão, que recebem na alimentação a bebida de soja, fornecida pela Aprosoja.  Também recebem a bebida a Creche Nasla, Cheche Nossa Senhora do Carmo, Associação dos Deficientes, Instituto Desportivo da Criança, Projeto Acolher – Mãe Zeferina, Associação Presbiteriana, Fundação Nova Suíça, Fetagri e Acrife.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet