Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

NOVAS INSCRIÇÕES

Festival Tudo Sobre Mulheres realiza mostras mensais em Cuiabá

Foto: Vênus Filó, a Fadinha Lésbica, de Sávio Leite

Festival Tudo Sobre Mulheres realiza mostras mensais em Cuiabá
Realizado tradicionalmente em Chapada dos Guimarães (69 km de Cuiabá), a sétima edição do Festival de Cinema Feminino - Tudo Sobre Mulheres terá uma novidade: a sede do festival será em Cuiabá, entre os dias 19 e 24 de agosto, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Leia mais:
Documentário que conta a história de Santo Antônio do Leverger é lançado nesta sexta


O Tudo Sobre Mulheres, em parceria com o Cineclube Coxipones, está realizando mostras mensais com filmes já exibidos em edições anteriores. Na próxima terça-feira (17) abrem as inscrições para o festival, que será realizado entre os dias 19 e 24 de agosto de 2019.

O aniversário de 300 anos da capital Cuiabá impulsionou a mudança, de acordo com a diretora do evento, Danielle Bertolini, que desde 2005 comanda o festival, considerado um dos mais charmosos do país. “Aliar a causa e bandeiras das mulheres ao lúdico da arte, através do cinema, teatro, dança, artes plásticas, além de exibir filmes dirigidos por mulheres e homens nos faz diferentes dos demais eventos realizados no Brasil,  e o que mais precisamos neste momento é a união entre as pessoas”, frisa Bertolini.

Este ano a homenageada do Tudo Sobre Mulheres será a cineasta Tata Amaral, uma das mais importantes realizadoras do cinema brasileiro desde os anos 1990. Diretora de filmes que já se tornaram clássicos, como “Um Céu de Estrelas”, “Antônia” (que gerou a série homônima na Globo), “Trago Comigo”, “Hoje”, e o mais recente “Sequestro Relâmpago”.

A cada ano, uma artista plástica mato-grossense é convidada para que uma de suas obras seja o rosto do festival, e este ano será a artesã, bióloga e artista plástica chapadense Ruth Albernaz, e a tela é uma releitura onírica de Maria Taquara, mulher que povoa o imaginário cuiabano. Além de ser a arte que inspirará os materiais gráficos do Festival, os troféus tela também serão reproduções da “Maria Taquara Livre e Onírica”.

Mantendo a tradição de Chapada dos Guimarães sediar o festival, o encerramento da programação acontecerá na cidade, dia 24 de agosto, na praça Dom Wunibaldo (em frente à igreja) com uma programação musical acontecendo em conjunto com a Feirinha Chapada Sustentável, também já tradicional na cidade.

As parcerias do Tudo Sobre Mulheres consolidadas até o momento são: Universidade Federal de Mato Grosso, através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência, Cineclube Coxipones e o Curso de Cinema e Audiovisual; Assembleia Legislativa, através da Sala da Mulher e TVAL; BPW (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá), Genius Publicidade, Cult Produção de Conteúdo Inteligente, Aline Wendpap Assessoria de Comunicação, Sebrae MT, Secretaria de Estado de Cultura, Colégio Fato e a Cia. de Teatro Cena Onze e Elo Company.

O Tudo Sobre Mulheres é realizado pela Cumbaru Produções Artísticas, produtora sediada em Cuiabá desde 2005.

Programação dia 17 de abril

- Bodas de Papel, de Keyci Martins e Breno Nina (MA, 2016, 12’)
- Vênus Filó, a Fadinha Lésbica, de Sávio Leite (MG, 6’)
- Demônia: Melodrama em 3 Atos, de Fernanda Chicolet e Cainan Baladez (SP, 2016, 17’)
- Kris Bronze, de Larry Machado (GO, 2018, 24’)
- Divina Luz, de Ricardo Sá (ES, 2017, 15’)

Serviço
 
Data: 
17 de abril de 2019 (terça-feira)
Horário: 19h
Endereço: Auditório do Centro Cultural da UFMT
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet