Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

tradição

Roteiro: Confira peixarias para aproveitar a sexta-feira Santa em Cuiabá e Várzea Grande

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Roteiro: Confira peixarias para aproveitar a sexta-feira Santa em Cuiabá e Várzea Grande
A sexta-feira santa está chegando, e em Cuiabá não faltam opções para que os devotos católicos não sintam falta da carne vermelha e possam viver a tradição tranquilamente. O Olhar Conceito preparou um roteiro dos principais lugares onde é possível encontrar carne branca neste feriado:

Leia também:
Com 35 anos, primeira peixaria de Bonsucesso continua funcionando e divide espaço com outras dez
 
Lélis Peixaria  

  
Uma opção para quem gosta de gastronomia requintada, mas ainda com a simplicidade de Mato Grosso, é a Lélis Peixaria. Seu cardápio é formado por 26 pratos, feitos a partir de oito tipos de peixes, como pacu, piraputanga, dourado, caxara, além dos exóticos arraia, rabo de jacaré e outros. 

A Lélis é uma boa opção para levar turistas, já que seu cardápio está também em inglês e espanhol. Há sete anos no mercado, a peixaria ainda conta com 70 rótulos na Carta de Vinho e outros drinks. 
 
Local: Rua Marechal Mascarenhas de Moraes, 36, Duque de Caxias, Cuiabá - MT, 78043-352
Telefone: (65) 3322-9195
 
Peixaria Coxipó

Há mais de quinze anos comandada pela mesma família, a ‘Peixaria Coxipó’ fica bem próxima à famosa ponte, e também oferece rodízio.

Avenida Fernando Correa da Costa, 4108ª
Funcionamento: de segunda a segunda para o almoço (11h-16h) / de terça a domingo para o jantar (18h-22h30)
 
Mirante das Águas



Em Várzea Grande, o Mirante das Águas fica às margens do Rio Cuiabá. Na sexta-feira santa, ficará aberto das 11h da manhã às 23h, com cardápio especial, animação infantil e música ao vivo.

Informações e Reservas: 99968-2825
Endereço: Avenida Brasília, 2010, em Várzea Grande, Mato Grosso
 
Bonsucesso



Também em Várzea Grande, a região de Bonsucesso é conhecida por sua ‘rota do peixe’, com uma série de restaurantes especializados. O primeiro deles, ‘Peixaria Beira Rio’, surgiu em 1983, criado por Antonia Terezinha de Souza. Atualmente, a ‘Rota do Peixe’ conta com onze estabelecimentos, todos servindo a peixada tradicional. Até mesmo o filho de dona Antonia abriu a própria, a ‘Peixaria do Bola’. Por lá, é comum a ‘peixada tradicional’, além de prato feito.
 
São Gonçalo Beira Rio




Outra rota do peixe, ‘São Gonçalo Beira Rio’ é a comunidade mais antiga de Cuiabá, e comemorou 300 anos em 2018. Ela foi criada em 1718, quando bandeirantes paulistas passaram no local à procura de índios. A comunidade é famosa pelas peças de cerâmica feitas com barro retirado das margens do rio Cuiabá, e também se destaca pelas peixarias que produzem diariamente os mais deliciosos pratos típicos da culinária local, como mojica de pintado, ventrecha de pacu, e outros.
 
Passagem da Conceição



Localizado também à beira do Rio Cuiabá, o Restaurante Porto da Conceição é um reduto da cuiabania. O local foi inaugurado em 2001, e está localizado na Passagem da Conceição, distrito de Várzea Grande. O distrito começou sua história em 1813, quando o lavrador Manoel Antônio da Conceição se fixou ali, lavrando a terra e atravessando as pessoas para o outro lado do rio.

Assim, com o tempo, as expressões "pedir passagem ao Conceição" e "ir pelo porto da passagem do Conceição" se tornaram comuns, e deram nome ao local. Em 1910, quando foi construída ali uma igreja com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, o nome foi para o feminino. 

O distrito, hoje, reúne moradores ilustres e tem como um dos principais pontos o restaurante Porto da Conceição e as casas a seu redor, como a “Casa de Memória Edith da Silva Fontes – Dona Sinharinha”, além de ter um cardápio com muita diversidade de peixes.

Okada



A peixaria Okada existe desde 1983. Atualmente, tem três restaurantes em Mato Grosso, sendo dois em Cuiabá e um em Rondonópolis. Dentre suas especialidades estão  matrinxã na brasa, mojica de pintado e ventrecha de pacu, além, é claro, da tradicional peixada cuiabana. 

Informações e reservas: CPA (65) 3641-0808 / Miguel Sutil (65) 3054-0606
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet