Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

ROBINHO SAN

Após morar em Portugal, ex-chef do Haru inaugura restaurante japonês autoral em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Restaurante fica no Jardim das Américas

Restaurante fica no Jardim das Américas

Fazer diferente. Este é o lema do cuiabano Evandro Sampaio dos Santos, mais conhecido como ‘Robinho’, que inaugurou seu restaurante japonês autoral há cerca de duas semanas, no bairro Jardim das Américas, em Cuiabá. A realização do sonho veio depois de um longo trabalho como chef do Haru, viagens a São Paulo e experiência em Caxias do Sul e Portugal.

Leia também:
Após especialização na Espanha, chef de cozinha inaugura restaurante de comida ibérica em Cuiabá

Apesar de ter apenas 31 anos, a história de Robinho com a gastronomia oriental começou há muito tempo. Há alguns anos, trabalhando como saladeiro no restaurante Serra, do Pantanal Shopping, ele foi convidado a enfrentar um novo desafio no ‘Taki o Japa’, que era dos mesmos donos, e aceitou. Lá, começou como chapeiro, antes de se tornar sushiman.

Evandro, mais conhecido como Robinho (Foto: rogério Florentino / Olhar Direto)

Do Taki o Japa, foi convidado para trabalhar no Haru, onde ficou como chef de cozinha por nove anos e ganhou fama na cidade, pela qualidade de seu trabalho e suas inovações. Enquanto trabalhava no empreendimento, viajou algumas vezes para São Paulo para trabalhar nos melhores restaurantes do ramo: Kinochita, com o mestre Tsuyoshi Murakami, e Mori Sushi.

“Eu decidi sair do Haru quando fui convidado por meu mestre para trabalhar com ele em Caxias do Sul, e fiquei por um ano”, contou Robinho ao Olhar Conceito. “No balcão, fazendo os pratos diferenciados, acabei chamando atenção e parti para Portugal para ser chef, onde fiquei em torno de cinco meses”.



De Portugal, Robinho voltou para Cuiabá e começou a se planejar para realizar seu sonho. “Quando você trabalha como funcionário, você sempre quer fazer mais coisas diferentes. E foi em busca disso que eu decidi realizar este sonho, e corri atrás”.

Robinho San

Robinho San (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

O restaurante, que leva o nome de Robinho, abriu as portas há cerca de duas semanas, com o conceito de inovação e criatividade que acompanha o chef desde o início. “Minha intenção é trazer a gastronomia que Cuiabá não tem. Que é o que eu aprendi fora”, explica. “Por isso trabalho com lagostim, vieira, enguia... ostras vivas – e o único restaurante japonês de Cuiabá que vai trabalhar com ostras vivas é o meu”.

As ostras vivas serão servidas todo dia 9, 10 e 11 de cada mês, de duas formas: com limão espremido, azeite trufado e flor de sal, ou com espumante e raspas de limão siciliano, servido com gelo e nitrogênio. O nitrogênio, inclusive, é um recurso muito usado pelo chef na apresentação dos pratos.

“A gastronomia japonesa em si é para ser comida, primeiramente, com os olhos. E o sushiman tem que passar o que sente para o prato. E não só eu - mas toda minha equipe - pensamos assim. Passamos o que estamos sentindo, o prato fica bem decorado, e o sabor fica incrível. Todas as coisas tem que estar no seu devido lugar, pra ficar algo maravilhoso de ver e comer”, explica o chef.

Ceviche servido no coco (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

O restaurante tem as opções fixas no cardápio, mas os chefs e sushimans também podem criar na hora, a partir do que o cliente pedir. “Todo dia tem uma montagem diferente, um combinado diferente, para que o cliente sinta coisas diferentes no restaurante a cada vez que vier. Eu trouxe a essência [de fora], mas inclui meu lado ‘Robinho’, porque eu sei como é o gosto do pessoal de Cuiabá. Então fiz uma mistura".








Além do cardápio a la carte, o restaurante oferece rodízio todos os dias, por R$99,90. O rodízio inclui nove pratos, que o cliente pode repetir quantas vezes quiser.

Serviço

Robinho San
Delivery aberto de terça a domingo das 18hs as 23hs
Restaurante: de segunda a sábado, a partir das 18h
Pedidos 65 99319.3027
Endereço: Av. Brasília, 420 – Jardim das Américas (Antigo Al Capone)
INSTAGRAM
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet