Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

entrada gratuita

Palestra fala sobre a visão filosófica da vida e obra de Heitor Villa-lobos

Foto: Reprodução / Ilustração

Palestra fala sobre a visão filosófica da vida e obra de Heitor Villa-lobos
Uma palestra sobre a visão filosófica da vida e obra do compositor brasileiro Heitor Villa-lobos acontece neste sábado (14) na Nova Acrópole Cuiabá, das 19h às 21h, com entrada franca. Autor de serestas, choros, bachianas e poemas sinfônicos, o baiano morreu há 60 anos, mas suas músicas continuam a ecoar dentro e fora do país.

Leia também:
Orquestra CirandaMundo apresenta concerto que destaca o som do violão 

Além da palestra, o evento contará também com apresentação de algumas músicas de Villa-Lobos pelo violonista André Luiz Chitto, bem como de artistas da Nova Acrópole Cuiabá. Também haverá venda de doces e salgados no local.
 
“Na minha música deixo cantar os rios e os mares deste grande Brasil. Eu não ponho mordaça na exuberância tropical de nossas florestas e dos nossos céus, que transporto instintivamente para tudo que escrevo”, dizia ele, que é conhecido como um gênio musical brasileiro.
 
Para a pesquisadora e professora de filosofia Janaina Morais, Tuhu, como preferia ser chamado, traduziu com simplicidade e pureza, a complexidade da alma brasileira. “Apesar das críticas recebidas ao longo de sua carreira, manteve-se firme ao propósito de despertar nos seres humanos a sensibilidade que havia em si próprio, através de uma música que dialogasse com as formas existentes na cultura brasileira, as quais expressam a beleza do Brasil”.
 
Janaina acredita que seria impossível conceber uma civilização sem arte, pois se trata de uma expressão presente desde as antigas tradições, possibilitando aos seres humanos maior contato com a beleza. “É possível estudar uma sociedade pela arte que produz - é possível conhecer um povo pela música que escuta - já diziam os filósofos antigos”, pontua.
 
Serviço
 
Palestra: Villa-lobos e a alma brasileira: reflexões filosóficas sobre a vida e a obra
Apresentações musicais
Dia: 14/09
Horário: das 19h às 21h
Link para inscrição AQUI
Entrada Gratuita  
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet