Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

EDUCAÇÃO

Curso gratuito de extensão sobre Patrimônio Cultural está com inscrições abertas pela UFMT

Foto: Reprodução / Ilustração

Curso gratuito de extensão sobre Patrimônio Cultural está com inscrições abertas pela UFMT
Estão abertas as inscrições gratuitas para o curso de extensão Política, Gestão e Inovação do Patrimônio Cultural na Amazônia Legal e no Pantanal”, dos departamentos de História e Antropologia da UFMT, entre os dias 22 e 29 de agosto. Serão 80h de atividades, realizadas de forma virtual entre setembro e dezembro. Ao todo, são 50 vagas ofertadas à pesquisadores e estudantes do patrimônio cultural, organizações e lideranças de movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, bem como trabalhadores e gestores do campo da cultura e do patrimônio. As aulas ocorrerão aos sábados, entre 14h e 17h, em ambientes virtuais com monitorias concentradas, e tem previsão de início para o dia 03 de setembro. O encerramento está previsto para o dia 18 de dezembro. Clique aqui para se inscrever.

Leia mais: 
Encontro internacional dos Artistas do Picadeiro começa nesta quinta em Cuiabá e Várzea Grande

A ação é coordenada pelas professoras Ana Carolina da Silva Borges, do departamento de História, e Flávia Carolina da Costa, do Curso de Pós-Graduação em Antropologia Social, que contaram que os encontros serão voltados para compreender a diversidade cultural, formas, metodologias e instrumentos de proteção e salvaguarda do nosso patrimônio cultural. 

A ação conta com a parceria do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural e Imaterial – Seção Mato Grosso (FEDPCB/MT), da Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), da Organização Operação Amazônia Nativa (Opan) e Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).

Como recepção dos participantes, a professora Ana Carolina da Silva Borges fará uma apresentação seguida por breve apanhado histórico das populações tradicionais de Mato Grosso, e o curso segue com mais cinco módulos que contarão com diferentes professores.

O primeiro deles, “Patrimônio Imaterial e Antropologia”, ficará a cargo da Professora Patrícia Silva Osório, do Departamento de Antropologia da UFMT.

No segundo módulo “Comunicação, Patrimônio Imaterial e Populações Tradicionais” será realizado pelo professor e ativista cigano de etnia Kalon, Aluízio de Azevedo Silva Junior. Já a Professora Flávia Carolina da Costa, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFMT e a professora Ana Carolina da Silva Borges, trabalharão o terceiro módulo, que tem como tema “Comunidades quilombolas na perspectiva de Patrimônio”.

Para o quarto módulo, o tema é “Patrimônio Cultural, Populações Tradicionais e Políticas Indigenistas” e ficará a cargo do engenheiro de pesca, especialista em gestão ambiental e ativista indigenista da OPAN, Ricardo Costa Carvalho. Encerrando o curso de extensão, o quinto módulo “Sistemas de preservação do patrimônio Cultural: instrumentos, valores, assimetrias e disputas” contará com três professores Renato Fonseca de Arruda do FEDPCB/MT; Professor Saulo Augusto de Moraes e Professor Luciano Pereira da Silva da UNEMAT.

As aulas ocorrerão aos sábados, entre 14h e 17h, em ambientes virtuais com monitorias concentradas, e tem previsão de início para o dia 03 de setembro. O encerramento está previsto para o dia 18 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas via e-mail anaborgeshis@gmail.com
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet