Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

CULTURA HIP HOP

Grafite, rap, poesia, batalha de rima e doação de plantas acontecerão neste domingo no "Grafitaço das Minas"

Foto: Mulheres em Prol da Cultura Hip Hop

Grafite, rap, poesia, batalha de rima e doação de plantas acontecerão neste domingo no
A Frente de Mulheres em Prol da Cultura Hip Hop realiza neste domingo, dia 28 de agosto, o “Grafitaço das Minas”. O rolê acontecerá na área da rádio comunitária do CPA, próximo à Praça Cultural do centro político, às 15h30. A tarde dominical será “inesquecível”, com muito grafite, rodas de conversa sobre o Bem Viver, shows culturais, apresentação de break, poesia, batalha de rima e muita diversão. O evento também doará mudas para você, sua família e amigos.

Leia mais: 
Encontro internacional dos Artistas do Picadeiro começa nesta quinta em Cuiabá e Várzea Grande
 
O rolê idealizado pelas minas do Hip Hop no estado está sendo movimentado desde julho e já realizou oficinas de grafite, com técnicas de muralismo, rodas de conversa e fomento à cultural de rua regional. Neste domingo será o fechamento do projeto que foi aprovado no edital Cidades Amazônicas: Floresta Viva em Movimento, via Fundo Dema, da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase).

A pequena poetisa Luna, de dez anos, filha de pais envolvidos no movimento do grafite e do Rap no estado, estará presente no ato declamando seus poemas. Ao lado dela, Taina Viana, de 11 anos, é estudante, vive numa família hip hop, utiliza o Grafite para se expressar e mostrar o cotidiano de criança.

Participarão da batalha de rima o @cigano.flowzada direramente do pedra 90. Mc de batalha, ele participa dos duelos de rap desde os 13 e, hoje com 17, é um dos classificados para o estadual sendo um forte concorrente para representar Cuiabá no duelo nacional de mcs. Dowgueto também compõe o cartel de mcs que farão rimas improvisadas no domingo. Ele é produtor cultural, ativista, filósofo e professor.

Sharamandaya kess ,cuiabana de 24 anos se consolidou na cena hip-hop/rap e agora vem trazendo seus sons para o drill afro futurista  é uma das que vem movimentando o cenário com sua potencia. Ela estará no ringue das batalhas.

Roberta Beatriz, mais conhecida como RB8 ou anônima beats, é compositora, cantora, rapper, beatmaker, produtora musical e fecha o cartel do duelo de rimas. Completando o quadro, o dançarino de Break e síndrome de Down, Kuririn apresentará coreografias e passos no evento.

Roda de conversa sobre a Luta das mulheres fica sob responsabilidade de Karla Vecchia e, sobre o BemViver, Catarina Lima conduz os trabalhos. Ela é formada em agronomia, e atualmente integrante do MST e do Coletivo de Mulheres Camponesas e Urbanas.

Thamyres Brito, vulgo Criola braids, é trancista em Cuiabá há 4 anos. Ela teve o primeiro contato com as tranças em 2016, logo quando iniciou o seu processo de transição capilar e, desde então, vem trabalhando em prol da autoestima e valorização e aceitação dos cabelos crespos. Atualmente tem um Studio de trancas conceituado no bairro cpa2. Seu lema sempre será elevar a autoestima de todas as mulheres e homens afro.

Estão confirmadas as presenças de artistas como Elaine Fogaça (Grafite), Ana Psendziuk (Grafite), Ian Noiskt (Grafite), MOZ (Grafite), Red Snake (Grafite), Paty Wolf (Grafite), Diogum (Rap), Sambagola (Rap), Lyn Alves (Rap), Cigano e Dowgueto (Batalha de Rima). 

Minas no Hip Hop

O coletivo "Frente de Mulheres em Prol da Cultura Hip Hop" surgiu em 2015 com a ideia de ser um espaço feminino na cena que era majoritariamente ocupado por homens. Então, diante das dificuldades de protagonizar os espaços do Hip Hop em Cuiabá, as minas do movimento decidiram fazer os próprios sarais, superaram a falta de incentivo, as barreiras burocráticas e tomaram as rédeas dos trabalhos de base e apresentações artísticas. 

"Então a gente começou a fazer os nossos próprios sarais, passamos toda uma fase assim difícil que a gente fazia sem incentivo nenhum, sem edital", disse a assistência de produção e coordenadora do coletivo Frente de mulheres em prol da cultura Hip Hop, Lyn Alves.

Com uma filosofia comunitária embasada em ações artísticas e trabalhos de base, o coletivo atua na periferia da capital promovendo eventos de da cultura Hip Hop, levando o Rap, Grafite, o Break, batalhas de rimas, rodas de conversas, cursos e conhecimento aos moradores dessas comnunidades.

Uma das propostas do projeto Grafitaço e também do coletivo, como já trabalharam com adolescentes e escolas e pessoas privadas de liberdade, é trazer o entendimento de que essas pessoas fazem parte de uma comunidade que deve ser fomentada e valoridada. 

“Mostrar pra eles como é o bem viver, como é viver em comunidade. Fazer entender que fazem parte de uma comunidade. E quanto mais a gente fortifica a nossa própria comunidade a gente consegue tirar essa ideia de as pessoas de sempre fortificar o centro. Fortificar, agora, as comunidades pra crescer, ir atrás dos direitos, infraestrutura e a gente sempre faz esses trabalhos, tanto com a roda de conversa como com cursos de formação”, finalizou.


Serviço - Grafitaço das Minas
Local: área da Rádio Comunitária CPA FM, localizada próxima à Praça Cultural do CPA FM
Horário: a partir das 15h30
Data: 28 de agosto, domingo
Entrada gratuita
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet