Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

IDENTIDADE E MANIFESTAÇÕES

Casa de Artes fomenta a arte e cultura de Várzea Grande com valorização dos artesãos do município

Foto: Secom/VG

Casa de Artes fomenta a arte e cultura de Várzea Grande com valorização dos artesãos do município
Para perpetuar a identidade cultural e as manifestações artísticas de Várzea Grande, o espaço Casa de Artes é um ponto de referência e apoio para o artesão várzea-grandense comercializar e divulgar seus produtos à população. A casa funciona no centro do município, na Avenida Couto Magalhães, das 8h às 18h. Atualmente, são mais de 180 artífices cadastrados para fomentar a produção, com meta de alcançar o reconhecimento nacional ao artesanato da cidade. O espaço também oferece curso gratuito de tear, e cursos com mensalidade como costura, violão, tricô, crochê, manicure, pedicure, alongamento e ballet.

Leia mais: 
Conheça a Associação Folclórica "Voa Tuiuiú", grupo formado por jovens para manter viva a tradição do Siriri na capital

A Casa de Artes nasceu para ser o ponto de encontro e de disseminação da cultura várzea-grandense. No local, são produzidas e comercializadas as tradicionais redes várzea-grandenses, confeccionadas manualmente em tear. O local também tem museu que abriga peças históricas.



Fotografias, recortes de personalidades, réplicas de igrejas, cursos de violão, oficinas, pintura em tela, em tecido, corte e costura, bordado, tricô e crochê, manicure, pedicure, alongamento de unhas e ballet também compõe o rol de atividades ofertados na casa.

A Casa de Artes possuiu mais de 180 artistas cadastrados que fornecem constantemente ou já forneceram seus produtos para exposição e comercialização no espaço. Toda a renda com a venda dos objetos é 100% revertida ao artista.

A Casa é mantida pelo Município e com a venda de artigos que são produzidos por artesãos contratados. Os artífices contratados recebem consultoria quanto ao valor final do produto, apresentação, embalagens, acabamentos, comercialização e, ao final de todo o processo, o artesão recebe 100% do valor que foi vendido.

Em relação aos cursos que são ministrados na Casa de Artes e tem mensalidade (violão, corte e costura, pintura em tela, bordado, tricô e crochê, pintura em tecido, manicure, pedicure, alongamento de unhas e ballet – R$ 70) todo valor também é repassado de forma integral aos instrutores.

Todos os artigos expostos estão à venda. Além de artigos de tapeçaria, há móveis esculpidos em madeira, moldados em barro e cerâmica, jogos de cama, mesa e banho, artigos para presentes e petiscos da culinária local, como banana da terra frita, e doces em compota.

A Casa de Artes está localizada na Avenida Couto Magalhães, ao lado da praça Aquidaban. Funciona das 8h às 17h30. Recebe grupos de turistas e de estudantes. Quem se interessar em conhecer o espaço e adquirir os produtos dos artesãos, basta entrar em contato pelo número 3682-6640.

Além do espaço na Avenida Couto Magalhães, a Casa de Artes mantém mais dois pontos fixos, um no Várzea Grande Shopping e outro na Prefeitura Municipal.



Conhecendo A Casa de Artes

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o projeto “Conhecendo a Casa de Artes” promove a visitação de alunos da rede escolar do município ao espaço. O objetivo é estabelecer aproximações e conexões entre a população da cidade e o que os artífices locais produzem de cultura e arte, para que se conheça a história, valorize os artistas regionais e observe o que o município tem de patrimônio e identidade.

Na semana passada, a Casa recebeu mais de 60 alunos da escola Raio de Luz em mais uma edição do projeto. A visita aconteceu em dois turnos, quando as crianças puderam conhecer um pouco da história e da cultura da Cidade.



Para o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, o projeto é uma oportunidade para que a sociedade se aproxime do trabalho da gestão no que tange a cultura e a arte. "É muito importante que mais pessoas visitem a Casa de Artes, conheçam nossos grupos folclóricos, nossa produção artística e tudo mais que a Superintendência de Cultura apoia em suas ações" afirmou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet