Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

AFROVIVÊNCIAS

Coletivo de mulheres negras promove encontro de cultura e empreendedorismo afro em Cuiabá; veja como participar

Foto: Divulgação

Coletivo de mulheres negras promove encontro de cultura e empreendedorismo afro em Cuiabá; veja como participar
Com o objetivo de promover diálogos, de capacitar, de fomentar a cultura e o empreendedorismo afro, a 1º edição do Mulheres Negras em Primavera acontece no dia 24 de setembro, em Cuiabá, em alusão ao mês em que se inicia a estação da primavera. A iniciativa é do Coletivo Herdeiras do Quariterê criado em 2018, grupo que reúne cerca de 30 mulheres que auto se declaram negras. Interessadas devem acessar AQUI para efetivar a inscrição. 

Leia mais: 
Criada para ocupar espaços, Casa das Pretas é reconhecida como protagonista em causas sociais pelo Prêmio Jejé de Oyá
 
De acordo com a membra-fundadora do coletivo, Silviane Ramos Lopes, o evento é também para unir, fortalecer e aglutinar pessoas, especialmente mulheres que querem conhecer mais sobe a história, a cultura do povo negro, bem como conectar com o legado de abundância, sabedoria e conhecimento ancestral afrodescendente.
 
"Embebecidas no clima da chegada da primavera, dos perfumes das flores, dos sabores dessa estação é que estamos planejando esse evento. Estamos nos inspirando também na perspectiva afrocentrada, em que o jeito de ser, sentir e viver dos negros e das negras dá o tom das palavras e das ações; bem como nos embasamos no viés de narrativas antirracista na prática, com acolhimento, partilhas e ajuntamento de força, vozes e corpos para fazer florescer", explica Silviane, que é professora, pesquisadora, escritora, afroempreendedora e produtora cultural.
 
No 1º Mulheres Negras em Primavera ocorrerá palestras, cursos de capacitação, feira com exposições de produtos de empreendedores negros e rodas de conversas. "Será um grande jardim de afrocapacitação, afrovivências e aquilombamento. Será um semear de sementes em estado primaveril", destaca Silviane Lopes.
 
Toda programação do evento ocorrerá a partir das 13h00 na Associação A Casa do Centro, situada na Rua Gov. Rondon, número 715, no Centro de Cuiabá. Inscrições para participar das atividades são gratuitas. As vagas são limitadas. Interessadas devem acessar AQUI para efetivar a inscrição: 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet