Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Festival de Siriri de Cuiabá será realizado de 21 a 23 de outubro na Orla do Porto

Foto: Assessoria

Festival de Siriri de Cuiabá será realizado de 21 a 23 de outubro na Orla do Porto
Foi lançada na última quinta-feira (29) a 14ª Edição do Festival de Siriri de Cuiabá, na Praça Alencastro. O evento é promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Energisa. O festival tem como objetivo difundir e preservar o Siriri Cuiabano como a mais importante manifestação da cultura popular de Cuiabá e será realizado entre os dias 21 a 23 de outubro, no Espaço Cultural Liu Arruda, em frente ao Museu do Rio, na Orla do Porto, com dez grupos participantes. Nos dias de festança, haverão territórios usados para promover oficinas de dança, confecção da viola de cocho, figurinos e coreografia. Estima-se que passarão pela Arena do Siriri cerca de seis mil pessoas que prestigiarão o evento de forma gratuita.

Leia mais: 
Conheça os vencedores da primeira etapa do concurso que vai eleger o melhor restaurante a quilo do país

Como forma de abrilhantar o evento e prestigiar o público presente, houve apresentação especial com os grupos de Siriri e Cururu participantes, além da celebração dos 140 anos da Praça Alencastro. Ao todo serão dez grupos , sendo nove de Siriri e 01 de Cururu.

“Realizar mais essa edição do Festival é manter viva a cultura popular. Tanto é que, nada mais democrático que realizar eventos como esse em praça pública, local de livre acesso de toda população. É um único lugar que, independentemente de qualquer classe social, as pessoas podem utilizar. A gestão tem uma preocupação em preservar, alimentar e incentivar as tradições cuiabanas, como o nosso Siriri, para que tenhamos no amanhã a continuidade das ações da nossa cultura, que é uma das mais lindas e belas do Brasil”, declarou o prefeito em Exercício, José Roberto Stopa.

O Festival de Siriri de Cuiabá começou no início dos anos 2000 e tornou- se o maior festival popular da cultura cuiabana. Ao longo de sua trajetória foi aperfeiçoando-se para dar maior visibilidade aos grupos participantes, agregando também a gastronomia e o artesanato.  Nesta edição, o Festival terá a participação de dez grupos provenientes dos diversos Quintais Cuiabanos. 

Representando todos os grupos de Siriri e Cururu que farão parte do Festival, o integrante do grupo da Tradição Cuiabana do Cururu de Coxipó, Thomas Flaviano disse que participar desse Festival após a pandemia é motivo de gratidão e de muita alegria pela rica oportunidade de fomentar, valorizar e movimentar a cultura popular da região. 

SOBRE O FESTIVAL

O Festival de Siriri de Cuiabá teve seu processo embrionário no início dos anos 2000. Ao longo de sua trajetória 13 edições foram realizadas, aperfeiçoando-se para dar maior visibilidade aos grupos participantes bem como agregando gastronomia, artesanato e espaço de convivência.

Nesta edição o Festival terá a participação de 10 grupos provenientes dos diversos Quintais Cuiabanos. Territórios usados para promover oficinas de dança, confecção da viola de cocho, figurinos e coreografia. Estima-se que passarão pela Arena do Siriri cerca de seis mil pessoas que prestigiarão o evento de forma gratuita.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet