Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

140 anos de história

Para ocupação da praça com resgate de memória e fomento da cultura popular, Festival Alencastro já tem data marcada

Foto: Adham Martins

Para ocupação da praça com resgate de memória e fomento da cultura popular, Festival Alencastro já tem data marcada
Primeiro jardim público de Cuiabá, a Praça Alencastro completou 140 anos no dia 28 de setembro e para comemorá-los, a Bemtivi Academia de Arte, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e Assembleia Social -ALMT, está promovendo o Festival Alencastro com intuito de resgatar a memória deste importante monumento histórico da capital de Mato Grosso. O evento acontecerá no dia 28, na praça, a partir das 16h com programação cultural de artesanato, feirinha gastronômica e muita música ao vivo com MPB, Rock, samba, rap e mais.

Leia mais: 
Feira de Artesanato Popular na Praça Alencastro tem crochê, doces artesanais, perfumes, plantas, livros, arte sacra, consulta à população e mais

Visando promover um encontro de arte, cultura, meio ambiente, história e memória, o Projeto Festival Alencastro propõe que a praça seja palco de grandes acontecimentos, como fora nos tempos de outrora, oportunizando à sociedade cuiabana revisitar o passado e, ao mesmo tempo, mostrar às novas gerações como ali pode ser um ambiente de lazer e diversão de todos.

No dia 28 de outubro, última sexta-feira do mês, a partir das 16h, a Alencastro servirá como palco para a “Feira Popular Artesanato na Praça”, coordenada pela professora Jacy Proença, artistas visuais estarão expondo, como o Ateliê Boneco de Osso, Antônio Ferreira, Paty Wolff, entre outros.

E não para por aí. A programação ainda conta com ambiente gastronômico com o melhor da culinária regional, performances corporais e teatrais, shows musicais de vários gêneros como o pop, pop rock, samba MPB, rap e black music.
 
O lançamento oficial do festival aconteceu nesta terça-feira (4) no Teatro da escola Liceu Cuiabano. A cerimônia contou com Jeferson Bertoloti, organizador do evento, o professor e tataraneto da família Alencastro, Aníbal Alencastro, o Grupo Estudantil de Prática Docente (GEPD) da história UFMT, o Instituto Casarão das Artes com os Anjos da Lata fazendo apresentação cultural, a professora Jacy Proença que comanda as feiras de artesanato na praça e o Secretário da Secel, Aluízio Leite.
 
 
PRAÇA ALENCASTRO

 
A praça Alencastro, foi palco de grandes apresentações artísticas, de touradas, mas também, era o lugar onde as famílias se reuniam para conversar e se distrair. Era o lugar favorito dos casais de namorados.

Diferente dos dias atuais, a praça não era tão acessível como agora. Hoje, ela pertence ao povo, sem restrição nenhuma; mas nem sempre foi assim. Naquela época, os ‘grã-finos’, pessoas mais abastadas, se reuniam na parte interna onde havia bancos de madeira e os ‘plebeus’, na externa”, que ficavam observando como eles se divertiam.

As pessoas eram atraídas pela beleza da Fonte Luminosa, atração que empolgava tanto os adultos, quanto as crianças. As águas coloridas pelo reflexo das luzes da fonte encantavam a todos, que aproveitavam também para se refrescar ao redor da fonte nas tardes quentes dos sábados, domingos e feriados de Cuiabá.

Hoje, a praça Alencastro não é mais aquela pracinha de antes, mas continua sendo um lugar de circulação de pessoas, um palco de manifestações populares de lutas e protestos, de exposições de artes e de campanhas educativas. Atualmente, o espaço abriga a sede da prefeitura de Cuiabá e pode ser visitado 24 horas por dia.
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet