Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Literatura

RECONHECIMENTO

Ex-prefeita de Cuiabá embarca para imersão na Europa e lança duas obras no Louvre, em Paris

Foto: Reprodução

Ex-prefeita de Cuiabá embarca para imersão na Europa e lança duas obras no Louvre, em Paris
A professora, escritora e ex-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, embarcou nesta quarta-feira (12) em uma viagem de imersão artística pela Europa, onde vai lançar duas obras no museu do Louvre, em Paris. Mãe, esposa, avó e superintende da Academia de Artes Ciências e Letras do Brasil, Jacy vai espalhar pelo mundo sua representatividade enquanto mulher negra cuiabana.

Leia mais: 
Duas professoras de Mato Grosso são selecionadas para programa de alfabetização em Portugal
 
Ela passará por Itália, França e Portugal para receber premiações por suas produções literárias, além de lançar duas obras no carrossel do museu do Louvre, em Paris. No dia 22 de outubro, ela representa sua terra do lançamento dos livros “Vai Passar” e “Conhecendo Cuiabá”.

Jacy ficará no velho continente, entre os dias 12 e 29 de outubro, onde passará por Roma, Paris e Leiria. Mulher negra que pensa e produz literatura, se sente feliz e grata por conquistar o merecido reconhecimento por sua produção.

“Vai ser exatamente a professora Jacy, cuiabana, Mato-grossense, representando nossa cidade, nosso estado lá no continente Europeu. Então muita gratidão por tudo isso e obrigado a todos aqueles que contribuíram para que eu chegasse até aqui”, agradeceu o fenômeno.
 
Sobre Jacy Proença

Pedagoga, pós-graduada em Ciências Políticas e Gerente de Cidades, é adesguiana, escritora e produtora cultural. Começou na militância política em 1981, como presidenta do Centro Acadêmico do curso de pedagogia da UFMT. Foi diretora da Escola Municipal Moacir Gratidiano Dorilêo. Um ano após, a primeira diretora eleita pela comunidade escolar. Inseriu o conceito de Educação interétnica e cultural, com a preocupação em educar para a diversidade.
 
Participou da fundação do Núcleo de Professores e Professoras Negras do SINTEP, fez parte da equipe de servidores e servidoras da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Secretária Municipal de Educação, onde desenvolveu projetos inovadores.
 
Representou, a contento, a comunidade quilombola como Gerente de Quilombos da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade da Presidência da República, participando da elaboração do Programa Brasil Quilombola.

Cuiabá a conheceu melhor na condição de vice-prefeita (2005-2008), tendo assumido papel decisivo para a vitória nas urnas.
 
Por cinco oportunidades esteve como prefeita, tendo diálogo franco com os movimentos sociais. À época, conduziu, com maestria, as questões de gênero. Instalou o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, reativando, ainda, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Como política de enfrentamento à violência doméstica e familiar, idealizou a criação do REVIV Centro de Referência de Atendimento Integrado à Mulher Vítima de Violência, evitando a peregrinação excessiva das vítimas. Recebeu títulos, moções e condecorações por seus feitos. Um de seus projetos atuais a se destacar é a Câmara Setorial Temática da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

Atualmente é superintende da Academia de Artes Ciências e Letras do Brasil e coordenadora do ‘Feira Popular Artesanato na Praça’, projeto que visa congregar prioritariamente mulheres em condições de vulnerabilidade que desejavam deixar o ciclo de violência a qual estavam submetidas. Depois, com o passar do tempo foi sendo ampliando para as mulheres chefes de família que buscavam desenvolver a sua autoestima e sentirem-se empoderadas. Hoje, já contempla alguns artesãos, afinados com o propósito do projeto projetos sociais, de artesanato e educacionais na capital e em Mato Grosso. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet