Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

PodBedelhar

Juíz e defensora pública ancoram podcast que aborda política, cultura, filosofia e arte de forma descontraída

Foto: Divulgação

Juíz e defensora pública ancoram podcast que aborda política, cultura, filosofia e arte de forma descontraída
Um programa descontraído e divertido sobre temas sérios como filosofia, sociologia, política, arte e direito. Essa é a ideia do PodBedelhar, podcast ancorado pela defensora pública Rosana Leite e por seu esposo, o juiz de direito Gonçalo 'Saíto'' Antunes de Barros Neto. O programa semanal vai ao ar pelo Youtube todas às terças-feiras, às 10 da manhã, e já está em seu quarto episódio.

Leia mais: 
Dr. Juliano Slhessarenko lança podcast sobre cardiologia; ouça

A iniciativa de criar um podcast, segundo a defensora pública, mais do que um hobby, é fruto da vontade do casal de terem mais tempo juntos com qualidade e de trabalharem em algo que pudesse ser útil e, ao mesmo tempo, lúdico.

Como ambos têm em comum o gosto pelos estudos, aprendizado e pela comunicação, pensaram e fazer algo na mesma linha do “Bedelho Filosófico”, canal que já era ancorado pelo juiz.

A ideia para o podcast, então, é que seja mais amplo, com abordagem de coisas que agradem o casal, entrevista de pessoas expoentes em MT que possam resultar em conteúdos de aprendizagem e novas histórias. E tudo isso com uma condução leve, e uma pegada descontraída daquelas que remetem um bate-papo entre amigos.

O nome do programa, "PodBedelhar" é uma homenagem ao falecido jornalista, advogado, fiscal de renda do Estado e político Gilson de Barros, pai do juiz Gonçalo "Saíto" de Barros.

Aqui, abre-se um pequeno parêntese para contextualizar a inspiração do PodBedelhar: Gilson de Barros fez história no jornalismo mato-grossense nos anos de 1970 até meados da primeira década dos anos 2000 apresentando no rádio e depois na televisão, um programa chamado "Bedelho", em que tratava de assuntos variados, sempre com muito senso crítica e coragem para denunciar maus feitos dos gestores públicos.

Gilson de Barros foi vereador e deputado federal. Nessa área, se notabilizou por sua luta em favor dos sem teto, ocasião em que ajudou a fundar os bairros Santa Isabel, Canjica e Barbado em Cuiabá a partir da ocupação de áreas de especulação imobiliária e terrenos públicos ociosos, e por seus enfrentamentos aos governos militares e seus prepostos em Mato Grosso.

A defensora conta ainda que a experiência de dividir a bancada do programa com o esposo tem sido enriquecedora em vários sentidos, especialmente porque proporciona oportunidade de ambos ampliarem seus conhecimentos de forma mais leve.

Além disso, possibilita a criação de um espaço para troca de informações, discussão de assuntos fundamentais que estão na pauta cotidiana – não apenas sobre as profissões dos âncoras, mas em áreas que percorrem o dia a dia da sociedade, como por exemplo, a política, sociologia, história, filosofia, economia e cultura.

A expectativa da defensora é que o 'PodBedelhar' continue crescendo em audiência e se torne cada vez mais uma referência como fonte de informação, conhecimento e debates úteis para o crescimento individual dos ouvintes/espectadores e relevante para a sociedade.

A defensora pontuou que o PodBedelhar é um espaço que amplia a troca de saberes e experiências entre os apresentadores, entrevistados e espectadores. Democrático, o podcast abre espaço para que o público possa participar enviando perguntas, sugerindo temas, abordagens e apontando informações.
  
Por isso convido quem ainda não nos segue lá que venha conhecer, que assistam os episódios já disponibilizados, se inscrevam no canal e comentem o que estão achando", disse Rosana Leite.

SERVIÇO:
Programa: PodBedelhar
Data: Terças-feiras, 10h (horário de Cuiabá)
Endereço: https://www.youtube.com/channel/UCv_AY7INlLTXaX87WqRD5ow
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet