Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Música

ENTRADA GRATUITA

Ação coletiva que fomenta cena autoral em MT, Caravana do Mato acontece nesta sexta

Foto: Divulgação / Ilustração

Ação coletiva que fomenta cena autoral em MT, Caravana do Mato acontece nesta sexta
Ação coletiva que une artistas da cena da cultura de rua de Mato Grosso, a “Caravana do Mato” terá sua primeira parada no dia 21 de outubro, sexta-feira, a partir das 19h na Praça da Mandioca. A missão da iniciativa é fazer um circuito de shows pelo estado, em regiões polo, para garantir a acessibilidade e o fomento ao Hip Hop. Parte da rua será fechada, haverá tenda e banheiro químico. Vai ter pocket show, dança, projeção audiovisual e Batalha De Rima Conhecimento com premiação de R$ 200 + um item surpresa. E tudo isso de graça na praça!

Leia mais: 
Para ocupação da praça com resgate de memória e fomento da cultura popular, Festival Alencastro já tem data marcada

Ação coletiva de expoentes da cultura de rua do estado, a caravana tem o desejo de agitar a cena urbana e fortalecer a resistência na defesa da democracia. Para isso, serão realizados três eventos em três cidades de Mato Grosso com artistas convidados para apresentarem seus devidos trabalhos autorais.

Na sexta-feira (21), Haverá o show de Ahgave, Pacha Ana, DJ Taba, Sharamandaya Kess, Conduta Do Gueto, Naia Lima, Guto MC, A Luisa Lamar, Day Irê, Andrew Fya, Luiz Góes, Rodrigo B1, Breno DZ6 e Batalha de Rima versão Conhecimento com premiação em dinheiro. A rua será parcialmente interditada e o evento contará com estrutura de tenda e banheiros químicos.

Nesse intuito, o projeto nasce para proporcionar experiências construtivas entre comunidades locais e outras regiões dos arredores por meio da música, batalha de rima e projeções audiovisuais.

A primeira parada da Caravana acontece dia 21 de Outubro em Cuiabá na Praça da Mandioca, região central historicamente conhecida por ser palco de lutas. Em cada parada, haverá apresentações musicais, rodas de conversa sobre a periferia e arte de rua, Oficina de MC, produção de um videoclipe da caravana e mais.

O projeto é composto por Ahgave, DJ Taba, Pacha Ana e Kessidy Sharamandaya, artistas expoentes da cultura de rua em MT. Cada um deles possui no seu histórico coletânea de músicas com álbum, CD, singles, EP entre outros. Portanto, cada parada da ação terá performances artísticas completa.

O projeto será itinerante, e terá interação com a comunidade local, além de distribuir os materiais multimídias (resultado dos shows e videoclips) que serão disponibilizados posteriormente na internet de forma gratuita.

Conforme os produtores da caravana, a arte oriunda do movimento Hip Hop possibilita aos jovens a valorização de si mesmo, da periferia, comunidade por meio de informação, conhecimento, a utilização do ritmo e poesia e a valorização das vivências.

Além disso, nasce com intuito de quebrar preconceitos, reduzir os efeitos das desigualdades sociais, acabar com o racismo e mudar uma comunidade por meio da arte. Tudo isso com o fomento da cultura de rua e os elementos do Hip Hop (DJ, MC, Break, Grafite e o conhecimento) para alcançar essa meta de organização da periferia, bem como a população negra.

“Nesse projeto nosso foco é a transformação social através da música, e reconhecemos que através dessa experiência artística se desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial o fortalecimento da auto-estima e reconhecimento das culturas existentes nas periferias”, destacou a produtora cultural da caravana, Evelyn Alves.

Depois da capital, a caravana parte para Rondonópolis (Pista de Skate do Cais) e, por fim, fará Rodas de conversa sobre a periferia e a arte de rua e Oficina de MC, Quilombo das Rosas em Juscimeira. Para mais informações, acesse aqui. 

PROJETO CONEXÃO DAS ARTES

Realização: Instituto Casarão das Artes 
Co-realização: Mato Groove 
Colaboração: Favelativa 
Apoio: Prefeitura de Cuiabá 
Apoio: Casa das Pretas 
Patrocínio: SECEL MT
Assessoria de Imprensa: Mirella Duarte 
Produção Cultural: Lyn Alves (Lens Crew) 
Produção Executiva: Ligia Viana
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet