Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

14ª EDIÇÃO

Mais de 18 mil pessoas prestigiam Festival de Siriri e grupos comemoram valorização da cultura cuiabana

Foto: Davi Valle

Mais de 18 mil pessoas prestigiam Festival de Siriri e grupos comemoram valorização da cultura cuiabana
Aproximadamente 18 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro (Arena Acrimat) para prestigiar os três dias de apresentações do 14º Festival de Siriri de Cuiabá. A estimativa foi feita pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, responsável por promover um dos maiores eventos de manifestação da cultura cuiabana em conjunto com outras secretarias.

Leia mais: 
Associação É o Bicho MT e artista cuiabano Totonho Jorge levam para São Paulo a exposição 'Pantanal, Terra de Água e Fogo'

O sucesso do festival foi comemorado pelos dez grupos que se apresentaram nesta edição. Para o cantor, compositor, e integrante do Flor Ribeirinha, Edmilson Maciel, a retomada do evento, paralisado há dois anos por conta da pandemia da Covid-19, representa a valorização das raízes culturais da Capital. Segundo ele, a iniciativa também é importante para despertar esse sentimento nas futuras gerações.

Se apresentaram no 14º Festival de Siriri de Cuiabá os grupos: Coração Franciscano; Flor do Campo; Raízes Cuiabanas; São Gonçalo Beira Rio; Flor de Atalaia; Siriri Buriti do Cerrado; Siriri Elétrico; Flor Serrana; Voa Tuiuiú; e Flor Ribeirinha.
 
Já para o diretor e fundador do grupo Siriri Elétrico, Thomas Flaviano, o festival demonstrou mais uma vez a força que tem a cultura cuiabana. Ele destacou que em todas as apresentações foi possível sentir a empolgação de quem estava no palco e também de toda a população, que cantou e dançou a cada canção entoada pelos artistas. De acordo com Thomas, a expectativa é de que as próximas edições sejam ainda melhores.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, avaliou os três dias de festival como extremamente positivos, para os grupos e para o público, e enfatizou o esforço da gestão Emanuel Pinheiro para garantir que o evento fosse retomado neste ano. Conforme ele, a secretaria continuará promovendo e fortalecendo iniciativas que potencializam o resgate e valorização da nossa cultura.

"Nesses três dias, pudemos contemplar o sucesso de um trabalho, da disposição da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, para fazer esse grande evento. Foram dez grupos que trouxeram, além das danças, o som da viola de cocho, do mocho e do ganzá, entoando canções que representam nossa história. Mesmo com dias chuvosos, a população compareceu em massa e isso é motivo de muita alegria para todos nós", finalizou o secretário. 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet