Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

"LUTE COMO UMA MARIA"

Grupo Flor de Atalaia leva ao Festival de Siriri a força da mulher brasileira e cuiabana; veja vídeo

Foto: Flor de Atalaia

Grupo Flor de Atalaia leva ao Festival de Siriri a força da mulher brasileira e cuiabana; veja vídeo
O grupo Flor de Ataliaia se apresentou no 14º Festival de Siriri em Cuiabá neste final de semana e levou para o palco a representatividade da mulher cuiabana, com a figura de Maria Taquara. Na apresentação “Lutar como uma Maria”, o grupo encenou as lavadeiras, profissão de Taquara, com objetivo de levantar reflexões a respeito da força feminina, cada vez mais empoderada e que cotidianamente convive com violência, preconceito, feminicídio, assedio, os desafios de ser mãe e trabalhadora

Leia mais: 
Grupo Flor de Atalaia conquista primeiro lugar no maior festival de dança do mundo com coreografia "Siriri Bonito de Cuiabá”
 

Nesta edição do festival, o grupo se preocupou em buscar uma temática impactante que tivesse dentro da realidade vivida pelas mulheres, considerando que  são elas que tomam a frente dos vários grupos de siriri de Cuiabá e por todas as implicações sofrida pela Mulher Brasileira .

“Precisa ser forte e LUTAR COMO UMA MARIA . o fato de retirar a roupa de lavadeira significa libertação ,empoderamento de fazer o que quer e o quer gosta  como dançar o siriri com alegria”, explicou a coordenadora Cristina Zuíta ao Olhar Conceito.

“Lute como uma Maria” foi o tema principal abordado. Por volta de 1940, na conservadora e tradicional Cuiabá, uma figura se destacou e gerou polêmica para os padrões sociais e comportamentais da época.

Maria Taquara, lavadeira, teria sido a primeira mulher na capital a vestir calças compridas, peça que até então era utilizada somente por homens. Transportando para a nossa atualidade, muitas mulheres “Marias”, ainda enfrentam desafios dentro da nossa sociedade. "A retirada das roupas de lavadeira, simbolizam a libertação e o direito feminino de estar onde quiser!", disse o grupo. 

A mensagem, conforme as ideias do Atalaia, é mostrar como Maria Taquara esteve a frente do seu tempo e refletir para que as mulheres de hoje não deixem de lutar como ela.

Esta foi a segunda participação do Flor de Atalia no Festival de Siriri, promovido pela Secretaria Municipal de cultura de Cuiabá. O Grupo fez sua primeira apresentação em 2019.

Mesmo na pandemia, Atalaia buscou formas de manter viva suas atividades entendo que a cultura, a arte, música e todas as formas de manifestação cultural neste momento foram importantes para preservar a saúde mental das pessoas.

Flor de Atalaia foi criado em novembro de 2013 e é baseado no bairro Parque Atalaia -Coxipó região sul de Cuiabá. Prestes a completar 9 anos de vida cultural, atua fortemente em suas ações diárias promovidas em seu quintal.

Atualmente há um envolvimento em torno de 70 pessoas que se apropriam dos saberes, oficinas, eventos, apresentações e tudo o que se cria e realiza. Entre essa gama de artistas de quintal temos o Grupo Floreser formado por 24 adolescentes de 11 a 15 anos que vem dando continuidade a esse legado de preservação das tradições. O grupo abraça também um público diversificado de jovens e adultos.

 Em 2022, Atalaia foi consagrado campeão Brasileiro no maior festival de dança de mundo, conforme consideração do Guiness Book, Joinville-SC na Categoria Dança popular Brasileira com o siriri cuiabano, tendo como responsáveis originais pela montagem do repertorio e coreografia Khauanny Brenda, Danielle Dias e Breno Magalhaes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet