Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Literatura

PROTAGONISMO ESTUDANTIL

Estudantes de Várzea Grande lançam livro com percepções sobre a vida

Foto: Divulgação/Reprodução

Estudantes de Várzea Grande lançam livro com percepções sobre a vida
Estudantes de ensino médio da Escola Estadual Professor Honório Rodrigues de Amorim, em Várzea Grande, lançaram o livro “Identidade: eu mesmo faço minha história”, que contém descrições sobre percepções de vida, difundido neste mês com tiragem simbólica de 40 exemplares. A iniciativa surgiu a partir das oficinas de Linguagens da unidade escolar e resultou em diversas histórias voltadas para o público juvenil.

Leia mais: 
Ex-prefeita de Cuiabá embarca para imersão na Europa e lança duas obras no Louvre, em Paris
 
Protagonistas de suas próprias histórias, alguns alunos escreveram sobre motivações sobre carreira profissional, outro descreveram suas experiências que se tonaram lições de vida, O recurso que viabilizou a publicação da coletânea foi obtido com ajuda dos profissionais da Educação, sobretudo, da Equipe de Linguagem. Organizaram rifas e até montaram uma barraca para venda de alimentos durante a festa junina da escola.
 
Os dois estudantes, com os demais colegas autores, são integrantes da 'Trilha de Aprofundamento da Linguagem: "Empoderando identidades'. O livro tem como objetivo estender o aprendizado promovido pela formação básica, com temáticas contemporâneas e de interesse dos estudantes. A prática gerou resultado positivo na rotina no cotidiano da escola.
 
Conforme explicou a professora doutoranda em Linguística pela UFMG, Rosiveth Aparecida do Espírito Santo, os textos foram escritos e digitados pelos próprios alunos, de forma que pudessem experienciar maneiras diversas de escrever, por meio de mecanismos possíveis que transbordassem a tinta e a caneta.
 
Segundo ela, o trabalho de produção de texto obedeceu a um ritual velado: alunos pegavam os cadernos e, em silencia, rabiscavam ali suas histórias, remexendo gavetas de suas próprias existências, aflorando sentimentos guardados.
 
"Foi uma experiência incrível e que mexeu muito comigo", comemorou Ane Gabriele, ao receber o reconhecimento dos colegas. Segundo ela, hoje se sente mais, pois, externou muitas coisas que poderiam ser compartilhadas. "Contei sobre o que havia de ansiedade e sonhos em minha vida e isso mudou a minha forma de agir e de pensar sobre o cotidiano. Hoje sou mais positivista e até consegui perdoar mais as pessoas e a mim mesma. Estou feliz com o resultado".
 
"Foi um projeto inédito na nossa escola e, certamente, será o incentivo à leitura e por meio dela desenvolver a criatividade, dando aos alunos a oportunidade de escreverem seu próprio livro", afirmou o diretor Arthur Andrade Silva. Como foram poucos exemplares, o diretor conta que na distribuição priorizou os pais dos dois alunos e a biblioteca da escola. "Também presenteamos os diretores da Diretoria Regional de Educação do polo Várzea Grande".
 
O diretor enalteceu o empenho da professora da Área de Linguagem, Adriana do Couto Tokashiki e da Coordenadora Pedagógica, Ana Paula Lima Botelho da Costa. Elas foram as orientadoras dos autores do livro e receberam apoio incondicional dos professores Jocemildo Chaves de Souza, Geisiele de Souza Francisco, Maria Walkíria, Maria Livramento Vieira Lendengue e Rosiveth Aparecida do Espírito Santo.
 
Os demais autores do livro são os estudantes Aliff Matheus Barcelo de Carvalho, Athus Gabriel Vieira Riboli, Anne Karoliny Costa Cruz, Ângelo Gabriel Brinquedo da Silva, Emerson Souza de Carvalho, Iran Mendes de Bezerra, Kamilly Graciely Cerqueira Montanha, Lisan Julia Okada, Luiz Eduardo Ferreira Gomes, Matheus Guilherme Costa Campos, Naamã Guilherme Eregipe Barbosa e Vitória de Oliveira Justin.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet