Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Literatura

FEIRA LITERÁRIA

Escritor cuiabano lança segundo livro infantojuvenil, “Pico e seu cão barbudinho em uma aventura no Xingú”

Foto: Divulgação

Escritor cuiabano lança segundo livro infantojuvenil, “Pico e seu cão barbudinho em uma aventura no Xingú”
Nilton Pinto, professor, escritor e servidor público cuiabano, lança seu segundo livro infantojuvenil, “Pico e seu cão barbudinho em uma aventura no Xingú” no próximo sábado, dia 12 de novembro, às 19h na Feira Literária do Sesc Arsenal. A obra foi editada pela EDUFMT, e conta com a parceria SESC MT no seu lançamento.  O livro traz referências importantes para a natureza, como a responsabilidade com o futuro; além disso, estimula o amor pela natureza, destaca a importância da floresta e do cerrado, mostra a beleza e o encontro com os povos indígenas e animais que vivem na floresta.

Leia mais:
Casa Silva Freire inicia ciclo de oficinas dedicadas à estética do poeta
 
 
A história de ficção “Pico e seu Cão Barbudinho em uma aventura no Xingu” apresenta um evento desencadeador da narrativa preocupada com a fauna, a poluição, queimadas, garimpos nas reservas indígenas e a fronteira com Agronegócio. A ação é realizada por três personagens “Barbudinho, Pico e Aritana” a narrativa começa em Cuiabá, Canarana e Xingu, onde se encerra.


 
A questão levantada pela história é a preocupação com depredação e poluição do meio ambiente, preservação cultural dos povos indígenas e a antecipação da sociedade em se mobilizar enfrentando a destruição da floresta amazônica e cerrados, com isso tornando mais fáceis a leitura e a retenção da história.
 
Por meio da narrativa, é possível a construção de vários conhecimentos, criando uma leitura participativa e convidando o leitor a assumir o papel de protetor da floresta da Amazônia do cerrado e da cultura indígena.
 
O livro conta com a ilustração do Grande Artista Plástico Benedito Nunes, que nos deixo em 2020, suas últimas obras em vida, as ilustrações para finalizar o livro foram completadas pela artista visual Rosylene Pinto e a diagramação é da designer Tatiane Hirata. O livro foi editado pela EDUFMT, e conta com a parceria SESC MT no seu lançamento.
 
Sobre o Autor
 
Nilton Pinto, Graduado em Letras e Ciências Contáreis, Pós-Graduado em Gestão Ambiental (IFMT), Viabilidade Econômica e em Projetos Ambientais e Indústrias, Gestão Pública, Auditoria e Controladoria em Serviços Públicos, Auditoria e Controladoria no setor Empresarial, todos pela UFMT Mestrando em Administração e Contabilidade Pública. Servidor público da UFMT. Foi Professor do Ensino Básico no Município de Cuiabá, em 2005, tendo sempre manifestado interesse pela Literatura Infantil, pelo meio ambiente e pela educação ambiental. Seu primeiro livro foi “Salvando Dino” onde abordou a preocupação com a poluição do Rio Cuiabá e do Pantanal Mato-Grossense. Agora vem lançar o seu Segundo livro Infanto-Juvenil “Pico e seu Cão Barbudinho em uma aventura no Xingu”
 
Serviço:
 
Lançamento do livro Infanto-Juvenil “Pico e seu Cão Barbudinho em uma aventura no Xingu”
Data: 12 de Novembro de 2022 (Sábado)
Horário: 19 as 21 h
Evento: FLISESC 2022 - FEIRA LITERÁRIA DO SESC MATO GROSSO
Local: SESC ARSENAL
Endereço: Rua 13 de Junho nº 1435, Centro Sul - Cuiabá MT
Maiores informações: (65) 99977-0423
 
 
 
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet