Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

DE 16 A 19 DE NOVEMBRO

Semana da Consciência Negra terá agenda em Cuiabá nesta semana; confira programação

Foto: João Reis/Setasc-MT

Semana da Consciência Negra terá agenda em Cuiabá nesta semana; confira programação
A programação da Semana da Consciência Negra em Cuiabá ocorre a partir desta quarta-feira (16) e segue até o dia 18 (sexta-feira). Organizada pela vereadora Edna Sampaio (PT) e movimentos sociais, a agenda contará com sessão solene, caminhada, feira de empreendedorismo afro, feira de religiões de matriz africana, entre outras atrações. A ação construída em parceria com entidades do movimento social e negro local e já está em sua segunda edição.

Leia mais:
Viva o Feriado, Revoada e evento evangélico para 40 mil pessoas agitam Cuiabá no dia da Proclamação da República

A semana começa com uma sessão solene, na quarta-feira (16), às 16h, na Câmara Municipal, em homenagem à Semana da Consciência Negra e a Zumbi dos Palmares. No local, serão entregues moções a 24 personalidades e também será apresentado o Estatuto Municipal de Promoção e Igualdade Racial.

O documento, elaborado pela vereadora, juntamente com lideranças do movimento negro local, traz diretrizes de políticas públicas nas páreas de: saúde, acesso ao mercado de trabalho, direitos da mulher afro-brasileira, terras quilombolas, comunicação social, combate à discriminação e defesa da liberdade religiosa.

Na quinta-feira (17), a partir das 8h, acontece a "Caminhada Pela Paz e contra o Racismo", com concentração na Praça da Mandioca e trajeto até a Praça Alencastro, circulando pela região central de Cuiabá, com paradas em locais onde houve situações de opressão e violência envolvendo a população excluída, como o Beco do Candeeiro, cena da chacina de três adolescentes em 1998.

Das 9h às 18h, serão realizadas duas programações simultâneas na Praça Alencastro: a Praça do Axé, que reunirá a culinária e os ritos das religiões de matriz africana, e a Feira de Negócios Afro, com mulheres artesãs locais comercializando artesanato regional, roupas, acessórios, livros usados e itens da culinária cuiabana.

Finalizando o dia, às 19h, acontecerá a mesa-redonda "Religiões de matriz africana", na escola estadual Leovegildo de Melo, no bairro do CPA 3. Lideranças religiosas masculinas e femininas, junto com pesquisadores do tema das relações raciais, discutirão sobre a realidade da prática religiosa negra em Cuiabá e no país.

Na sexta-feira (18), a programação se encerra com a ação "Negritude em movimento", que acontece na escola estadual Heliodoro Capistrano, no bairro Parque Cuiabá, das 8h às 12h, com a mesa-redonda "Mulheres e lideranças negras", reunindo docentes e pesquisadores do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas Estamira Gomes de Sousa, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), do Instituto Federal de Educação (IFMT) e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

No sábado (19), serão oferecidas oficinas lúdicas de maculelê, tranças, capoeira, turbante, comidas típicas, boneca abayomi e painel fotográfico. Também terá a exibição do filme Pantera Negra. A programação ocorre a partir das 14h, na Escola Estadual Leogevildo de Melo, no bairro CPA III.

A programação inclui também uma exposição de histórias e imagens intitulada "Alma negra", que acontecerá durante o mês de novembro, no hall da Câmara Municipal de Cuiabá, e circulará por alguns espaços significativos da capital, homenageando a trajetória de personalidades negras da história de Cuiabá, como a lavadeira Maria Taquara.

Participam da programação mais de 10 templos de matriz africana e cultura afro-brasileira de Cuiabá e as seguintes entidades: Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação da UFMT (Sintuf-MT), União dos Negros pela Igualdade (Unegro-MT), União Nacional dos Estudantes, Movimento Negro Unificado (MNU-MT), Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, União Estadual dos Estudantes (UEE-MT), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas Estamira Gomes de Sousa, da Universidade Federal de Rondonópolis (NEABI-UFR), Comissão de Relações Étnico-raciais do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso e o gabinete da deputada federal Professora Rosa Neide (PT). (Com informações da assessoria)
 
Programação completa:

16 de novembro (quarta-feira)

Sessão Solene
Horário: 16h
Local: Plenário da Câmara Municipal de Cuiabá
 
Exposição Alma Negra
Horário: 16h
Local: Câmara Municipal de Cuiabá
 
17 de novembro (quinta-feira)

Caminhada pela Paz e Contra o Racismo
Horário: 8h
Local: concentração na Praça da Mandioca
 
Feira de Negócios Afro e Praça do Axé
Horário: 9h
Local: Praça Alencastro
 
Mesa Redonda Religiões de Matriz Africana
Horário: 19h
Local: Escola Estadual Leogevildo de Melo – CPA III
 
18 de novembro (sexta-feira)

Negritude em Movimento – Mesa Redonda
Horário: 8h às 12h
Local: Escola Estadual Leogevildo de Melo – CPA III

19 de novembro (sábado)

Oficinas
Horário: 14h
Local: Escola Estadual Leogevildo de Melo – CPA III
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet